“Agora se vê que a amnistia foi um perigoso disparate”, diz Ventura

Amnistia vai libertar, entre outros, indivíduo que planeou ataque terrorista na Faculdade de Ciências de Lisboa.

©Folha Nacional

A lei da amnistia, aprovada pelo Parlamento a propósito da visita do Papa Francisco a Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude, já levou à libertação de 187 reclusos desde o início deste mês de setembro.

Os dados dos serviços prisionais, citados pelo jornal Público, mostram que, em apenas, 18 dias foram libertados 187 reclusos – dos quais 13 são mulheres.

Mas o número vai aumentar. Aliás, em novembro será libertado João Carreira, o jovem que foi acusado de planear um ataque terrorista na universidade em Lisboa e que acabou por ser condenado a dois anos e nove meses de prisão por posse de arma proibida.

Entre os detidos que foram libertados esta semana há um que já foi novamente detido e no próprio dia em que saiu da prisão. O homem, de 37 anos, agrediu populares e elementos das forças de segurança na sequência de um distúrbio causado pelo consumo excessivo de álcool por parte do suspeito.

“Agora se vê que a amnistia foi um perigoso disparate”, disse ao Folha Nacional o presidente do CHEGA ao ser instado a comentar o sucedido, recordando que o CHEGA “sempre se opôs a esta libertação indiscriminada de reclusos”.

 

Últimas do País

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) voltou a acusar a direção da cadeia do Linhó de violação dos serviços mínimos na greve em curso e apelou à intervenção do diretor-geral das prisões para evitar ações judiciais.
Os hospitais públicos ou em parceria público-privada mantiveram-se em 2023 como os principais prestadores de serviços de saúde, assegurando 80,8% dos atendimentos em urgências e mais de 70% dos internamentos e cirurgias, segundo dados do INE hoje divulgados.
O Tribunal de Loures decretou hoje a prisão domiciliária ao homem suspeito de crimes de abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos em Alenquer, estando também proibido de a contactar por qualquer meio.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de emprego fraudulentas que poderá ter feito milhares de vítimas.
Quase um terço da população portuguesa com 16 ou mais anos apresentava sintomas de ansiedade generalizada em 2024 e 10% tinham sintomas graves como ataques de pânico ou palpitações, revelam dados hoje divulgados pelo INE.
O tribunal condenou hoje o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, nos Açores, a uma pena suspensa de três anos e quatro meses de prisão pelo crime de prevaricação.
Sete pessoas ficaram hoje feridas devido à colisão de dois veículos, um ligeiro de passageiros e um ligeiro de mercadorias, no IC8, junto ao nó de Cardigos, Proença-a-Nova, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.
Os condutores apanhados em excesso de velocidade pela PSP em março mais do que duplicaram em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 4.862, indicou hoje esta polícia, que manifestou preocupação com estes números.
O segundo centro público de procriação medicamente assistida do país vai ser construído em Loulé, devendo estar operacional em 2026, disse à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.
A operação de quinta-feira que visou vários organismos públicos e empresas por suspeitas relacionadas com a aquisição de serviços informáticos entre 2017 e 2025 culminou na constituição de 43 arguidos, revelou hoje fonte da Polícia Judiciária (PJ).