23 Julho, 2024

Biden fala com MNE chinês para se preparar para potencial encontro com Xi

O Presidente norte-americano, Joe Biden, encontrou-se hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, para uma conversa encarada como preparatória para uma potencial reunião com o Presidente chinês, Xi Jinping, no próximo mês.

© Facebook / President biden

O encontro foi o mais recente de uma série de contactos ao mais alto nível entre os Estados Unidos e a China, que exploram a hipótese de estabilizar uma relação cada vez mais tensa, num período de guerra na Ucrânia e em Israel.

Segundo a Casa Branca, Biden “enfatizou que tanto os Estados Unidos como a China precisam de gerir responsavelmente a competição na relação e de manter abertos canais de comunicação” e “sublinhou que os Estados Unidos e a China devem trabalhar em conjunto para enfrentar desafios globais”.

Era esperado que Biden conversasse com Wang, uma ação recíproca, depois de Xi se ter reunido com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em junho.

Pequim não confirmou até agora se Xi Jinping se deslocará a São Francisco em novembro para participar na cimeira anual da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC, fórum de 21 Estados-membros que visa promover o livre-comércio e a cooperação económica em toda a região). Mas Biden tem dito que é possível uma reunião entre os dois chefes de Estado à margem da cimeira.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados