Biden fala com MNE chinês para se preparar para potencial encontro com Xi

O Presidente norte-americano, Joe Biden, encontrou-se hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, para uma conversa encarada como preparatória para uma potencial reunião com o Presidente chinês, Xi Jinping, no próximo mês.

© Facebook / President biden

O encontro foi o mais recente de uma série de contactos ao mais alto nível entre os Estados Unidos e a China, que exploram a hipótese de estabilizar uma relação cada vez mais tensa, num período de guerra na Ucrânia e em Israel.

Segundo a Casa Branca, Biden “enfatizou que tanto os Estados Unidos como a China precisam de gerir responsavelmente a competição na relação e de manter abertos canais de comunicação” e “sublinhou que os Estados Unidos e a China devem trabalhar em conjunto para enfrentar desafios globais”.

Era esperado que Biden conversasse com Wang, uma ação recíproca, depois de Xi se ter reunido com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em junho.

Pequim não confirmou até agora se Xi Jinping se deslocará a São Francisco em novembro para participar na cimeira anual da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC, fórum de 21 Estados-membros que visa promover o livre-comércio e a cooperação económica em toda a região). Mas Biden tem dito que é possível uma reunião entre os dois chefes de Estado à margem da cimeira.

Últimas de Política Internacional

O Papa Francisco morreu, na segunda-feira, dia 21, conforme anunciou o Vaticano.
Um partido do Governo de coligação da Nova Zelândia apresentou hoje um projeto de lei para impor uma definição biológica de homem e mulher.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje "uma resposta forte" aos rebeldes iemenitas Hutis, que lançam regularmente mísseis e 'drones' contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.
As autoridades turcas detiveram hoje 234 pessoas suspeitas de pertencerem a redes de crime organizado, numa grande operação policial de âmbito internacional, foi hoje anunciado.
A União Europeia (UE) quer reforçar o controlo e a responsabilização do comércio internacional de armas, após os 27 terem aprovado hoje uma revisão do quadro sobre esta matéria, motivada pela entrega de armas à Ucrânia.
A Alta-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiro defendeu hoje que é preciso a Rússia seja pressionada para aceitar as condições do cessar-fogo, recordando que a Ucrânia está a aguardar há um mês pela decisão de Moscovo.
O presidente em exercício do Equador, o milionário Daniel Noboa, foi declarado vencedor da segunda volta das eleições de domingo pela autoridade eleitoral do país, derrotando a rival de esquerda, Luisa González.
O Governo moçambicano admitiu hoje pagar três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) à euroAtlantic, pela rescisão do contrato com a estatal Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), mas abaixo da indemnização exigida pela companhia portuguesa.
O presidente da Ucrânia pediu uma "resposta forte do mundo" ao ataque com mísseis balísticos na manhã de hoje contra a cidade de Soumy, no nordeste da Ucrânia, que terá causado mais de 20 mortos.
O líder venezuelano Nicolas Maduro vai visitar Moscovo no próximo mês para participar nas comemorações do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi, que se celebra tradicionalmente a 9 de maio, confirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.