Exército israelita mantém combates apesar das negociações para trégua

O Exército israelita continua a combater, atacando postos do Hamas e bombardeando Gaza, não havendo ainda certezas sobre quando vai começar a trégua que se previa começar hoje de manhã.

@ Facebook Israel Reports

“As tropas terrestres israelitas continuaram a atacar os terroristas, a localizar postos subterrâneos e a atacar as infra estruturas” das milícias palestinianas na Faixa de Gaza, disse hoje um porta-voz militar, enquanto se aguardam mais pormenores sobre o início do anunciado primeiro cessar-fogo.

Segundo o porta-voz, o Exército “está a atacar alvos terroristas na zona de Jabalia”, no norte de Gaza, onde também utilizou um ‘drone’ (aparelho aéreo não tripulado) e carros de combate para “eliminar várias células” do Hamas.

O Exército de Israel afirma também ter localizado “um túnel no interior de uma mesquita”, e na zona agrícola de Beit Hanoun, no norte de Gaza.

Os soldados, de acordo com a mesma fonte, encontraram e atacaram outro túnel e localizaram numerosas armas e outras infra estruturas subterrâneas no interior de uma residência civil.

“Durante as atividades do Exército em Gaza nas últimas 24 horas, foram efetuados ataques aéreos a mais de 300 alvos do Hamas”, incluindo “centros de comando militar, túneis terroristas subterrâneos e instalações de armazenamento, fabrico de armas” e “locais de lançamento de mísseis anti-tanque”.

O Movimento de Resistência Islâmica Hamas, que governa Gaza, é considerado organização terrorista por Israel, Estados Unidos e a União Europeia.

A guerra decorre e não se conhecem dados concretos sobre quando vai começar de facto o cessar-fogo temporário que pode vir a interromper a atual ofensiva e que deveria começar hoje.

A verificar-se, as tréguas – na sequência de um pacto entre Israel e o Hamas, mediado pelo Qatar – preveem a libertação de cerca de 50 reféns israelitas em Gaza, em troca de 150 prisioneiros palestinianos, na maioria mulheres e crianças.

No entanto, o conselheiro de segurança nacional israelita, Tzachi Hanegbi, afirmou que a libertação de prisioneiros não vai acontecer antes de sexta-feira e que as negociações continuam.

Este facto levanta dúvidas sobre a aplicação da trégua, que estava inicialmente prevista para durar quatro dias a partir de hoje.

O acordo prevê também a entrada de mais ajuda humanitária, combustível e material médico em Gaza, território sob bombardeamentos incessantes que já mataram mais de 14.500 palestinianos desde o dia 07 de outubro.

O Qatar deverá dar hoje de manhã mais pormenores sobre o início do cessar-fogo.

O emirado afirmou hoje que os contactos entre as partes continuam “de forma positiva”.

“Os contactos continuam com as duas partes e com os nossos parceiros no Egito e nos Estados Unidos para garantir o rápido início da trégua e fazer o que for necessário para assegurar o cumprimento do pacto pelas partes”, sublinhou um porta-voz oficial do Qatar.

 O Hamas atacou o território israelita no passado dia 07 de outubro.

Últimas do Mundo

Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.