14 Julho, 2024

Inflação na Alemanha deve ter caído para 3,2% em novembro

A inflação homóloga na Alemanha deverá ter descido para 3,2% em novembro, o nível mais baixo desde junho de 2021 (+2,4%) e contra 3,8% em outubro, segundo a estimativa preliminar da agência federal de estatística (Destatis) hoje divulgada.

© D.R.

O abrandamento substancial da subida dos preços em novembro face ao mesmo mês do ano passado deveu-se à maior queda do custo da energia, com uma descida de 4,5%, face a 3,2% no mês anterior, enquanto os preços dos produtos alimentares subiram 5,5% face a 6,1% no mês anterior.

Do mesmo modo, os serviços teriam aumentado 3,4% em novembro, em termos homólogos, menos meio ponto percentual do que em outubro, enquanto os bens teriam aumentado o custo em 3%, contra 3,6% em outubro.

A taxa de inflação excluindo os produtos alimentares e a energia, frequentemente designada por inflação subjacente, deverá ser de 3,8% em novembro, contra 4,3% em outubro.

Por outro lado, o valor da inflação harmonizada, utilizado pelo Eurostat nas suas estatísticas, terá sido de 2,3%, contra 3% em outubro, também o nível mais baixo desde 2021.

Os resultados finais de novembro de 2023 serão divulgados em 08 de dezembro de 2023.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados