Pedro Penim continua como diretor artístico do Teatro D. Maria II após vencer concurso

O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim vai continuar como diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria (TNDM) II, foi hoje anunciado, tendo o júri do concurso destacado a “solidez da sua proposta conceptual e programática”.

© D.R.

Pedro Penim, que exercia as funções de diretor artístico do teatro desde 2021, sucedendo a Tiago Rodrigues, foi escolhido para o cargo após concurso aberto a 19 de outubro, tendo sido designado para um mandato de quatro anos, com início a 01 de janeiro de 2024 e termo a 31 de dezembro de 2027.

Em comunicado hoje divulgado pelo Ministério da Cultura, o júri prevê uma “continuidade nos vetores de orientação do seu primeiro mandato como diretor artístico do TNDM II”, sublinhando que este “acrescenta densidade ao trabalho que vem desenvolvendo, comprometido com a promoção da excelência artística, a diversidade estética, o alargamento de públicos, a acessibilidade, a visibilização de grupos sub-representados e o aprofundamento da coesão territorial pela cultura”.

O júri, dirigido pelo presidente do conselho de administração do TNDM, Rui Catarino, foi composto também por Sofia Campos, Fátima Alçada, Gisela Casimiro e Serge Rangoni, e evidenciou também a “relevante experiência profissional de Pedro Penim em funções de direção artística, conjugada com o seu notável percurso enquanto criador teatral e conhecimento profundo do ecossistema cultural” como fatores importantes na decisão.

De acordo com a nota, foram apresentadas cinco candidaturas, sendo que duas passaram à fase final, e as entrevistas ocorreram no passado dia 05 de dezembro.

Segundo o Ministério da Cultura, este é o segundo concurso para as direções artísticas dos teatros nacionais em 2023, após o concurso para a direção artística do Teatro Nacional de São Carlos, concluído em junho.

Pedro Penim é licenciado em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE, tendo fundado em 1995 o coletivo Teatro Praga, sendo também fundador do espaço cultural Rua das Gaivotas6, em Lisboa, projeto que acolhe criações de novos artistas.

Últimas de Cultura

O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.
A atriz portuguesa Kika Magalhães, que trabalha em Hollywood, tem grandes planos para o Museo del Automóvil y la Moda, um espaço com carros antigos e peças de moda vintage que foi instalado em Málaga após tentativas falhadas em Portugal.
Mais de uma dezena de filmes portugueses e coproduções nacionais, em competição e fora dela, vão ser mostrados a partir de 30 de janeiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, revelou a organização.
A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.