Rússia acusa Ocidente de querer desestabilizar a situação na Sérvia

A Rússia acusou hoje o Ocidente de querer "desestabilizar" a situação na Sérvia, onde a oposição contestou os resultados das recentes eleições legislativas e municipais e manifestantes tentaram entrar na Câmara Municipal de Belgrado.

© Site Oficial da Federação Russa

“É evidente que o coletivo do Ocidente quer desestabilizar a situação no país”, declarou a porta-voz da diplomacia russa Maria Zakharova, citada pela agência pública RIA Novosti.

A porta-voz comparou as manifestações na Sérvia às de Maidan, em Kiev, que levaram à chegada ao poder de pró-ocidentais na Ucrânia, no início de 2014.

Os manifestantes que contestaram os resultados das recentes eleições legislativas e municipais na Sérvia tentaram atacar a Câmara da capital no domingo, mas foram reprimidos ​​pela polícia.

O Presidente nacionalista sérvio Aleksandar Vucic disse que dois polícias ficaram feridos com gravidade durante a manifestação, na qual mais de 35 pessoas foram presas.

O escrutínio de 17 de dezembro suscitou várias críticas depois de uma equipa de observadores internacionais – composta por representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) – ter denunciado uma série de irregularidades, nomeadamente fraude eleitoral.

No domingo, o Presidente Aleksandar Vucic definiu estas alegações de “mentiras grosseiras” promovidas pela oposição.

Últimas do Mundo

Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.