Favorito apela ao voto para mostrar vitalidade da democracia

O candidato presidencial William Lai Ching-te, o favorito de acordo com as sondagens, apelou hoje aos cidadãos que votem nas eleições presidenciais e legislativas de Taiwan para demonstrar a vitalidade da democracia da ilha.

© D.R.

 

O atual vice-presidente taiwanês votou na cidade de Tainan, no sul do país, onde foi presidente da câmara entre 2010 e 2017, e sublinhou que “cada voto é importante”, de acordo com a agência estatal de notícias CNA.

“Esperamos que toda a população do país possa votar com entusiasmo para mostrar a vitalidade da democracia taiwanesa e permitir que Taiwan continue a avançar”, disse Lai, do Partido Democrático Progressista (DPP, na sigla em inglês), em declarações à comunicação social.

A atual presidente, Tsai Ing-wen, que atingiu o limite constitucional de dois mandatos, votou no distrito de Yonghe, em Nova Taipé, e afirmou que votar é um “direito” e um “dever” de todos os cidadãos, de acordo com o jornal United Daily News.

Sondagens publicadas até 02 de janeiro davam William Lai como o favorito, com cerca de 35% de apoio, seguido pelos candidatos da oposição do Kuomintang, Hou Yu-ih, com 28%, e de Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan, com 24%.

Hou Yu-ih apelou hoje à preservação da unidade de Taiwan quando terminarem as eleições, cujos resultados serão fundamentais para o futuro das relações entre a China e a ilha.

“O processo eleitoral tem sido caótico, mas depois das eleições devemos estar unidos para enfrentar os desafios de Taiwan”, disse Hou aos meios de comunicação, depois de votar numa assembleia de voto em Nova Taipé, de acordo com a CNA.

Imagens divulgadas pela imprensa taiwanesa mostram longas filas nos locais de votação, que abriram às 08:00 (meia-noite em Lisboa) e fecharão às 16:00 (08:00 em Lisboa), assim como eleitores a regressar à ilha, que não permite o voto no estrangeiro.

O chefe da diplomacia dos EUA sublinhou sexta-feira a um alto funcionário chinês a importância de “manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.

Antony Blinken “reiterou a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan e no mar da Sul da China”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

De acordo com um comunicado, as declarações surgiram durante um encontro, em Washington, entre o secretário de Estado norte-americano e o chefe da divisão internacional do Comité Central do Partido Comunista Chinês, Liu Jianchao.

As Forças Armadas da China estão em elevado estado de alerta e prontas a tomar todas as medidas necessárias para impedir quaisquer planos para a “independência de Taiwan”, afirmou na sexta-feira o ministério da Defesa chinês.

O porta-voz do ministério, Zhang Xiaogang, sublinhou o empenho do Exército de Libertação Popular em salvaguardar resolutamente a soberania e a integridade territorial da China.

Últimas do Mundo

Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.
O presidente do governo da região espanhola de Valência, Carlos Mazón, demitiu-se hoje do cargo, reconhecendo erros na gestão das cheias que mataram 229 pessoas em 29 de outubro de 2024.
Os países da OCDE, como Portugal, receberam, nos últimos 25 anos, mais de metade de todos os migrantes internacionais do mundo, avança um relatório hoje divulgado.
Um em cada cinco médicos e enfermeiros a trabalhar nos sistemas de saúde dos 38 países-membros da OCDE, como Portugal, é migrante, avança um relatório hoje divulgado pela organização.
Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.
Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.