OMT passa a ser “ONU Turismo” para marcar nova era do setor a nível mundial

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou entrar hoje “numa nova era, com um novo nome e uma nova marca” - ONU Turismo – com a qual reafirma o seu estatuto de “líder global em turismo para o desenvolvimento”.

© D.R.

 

“Com esta nova marca, a organização reafirma o seu estatuto de organização especializada das Nações Unidas para o turismo e líder global em turismo para o desenvolvimento, impulsionando a mudança social e económica para garantir que ‘as pessoas e o planeta’ sejam o centro das atenções”, lê-se num comunicado.

Para atingir este objetivo, a ONU Turismo contratou os serviços da agência de criação de marcas Interbrand, que “traduziu com sucesso a visão renovada da organização para o turismo numa nova identidade visual e narrativa de marca”.

Como resultado, a organização alterou a designação de OMT para ONU Turismo, acompanhando uma narrativa de marca “meticulosamente criada para estar perfeitamente alinhada com a sua missão e prioridades centrais” e assente em três mensagens principais: as Nações Unidas como organização altruísta global, a ideia de conectar pessoas em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento.

Ao afastar-se das siglas, a ONU Turismo diz adotar “uma postura mais acessível e potenciar os seus pontos fortes: ‘ONU’, que significa autoridade, e ‘turismo’, que é um conceito simples com o qual todas as pessoas se identificam”.

Segundo refere, esta mudança foi apoiada pelos membros da organização, evidenciando o seu “apoio determinado à profunda transformação e reinvenção da ONU Turismo nos últimos anos, à medida que se tornou mais ágil, visível e próxima dos seus Estados-membros, dos seus parceiros e do setor como um todo”.

Com 160 Estados-membros e centenas de afiliados do setor privado, a ONU Turismo tem sede em Madrid, Espanha, e escritórios regionais em Nara, Japão, que cobrem a Ásia e o Pacífico, e em Riade (Arábia Saudita), para o Médio Oriente. Futuramente disporá também de escritórios regionais para as Américas (no Rio de Janeiro, Brasil) e África (em Marrocos).

As prioridades da organização centram-se na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos Globais.

A ONU Turismo promove ainda uma educação de qualidade, apoia a criação de empregos dignos no setor, identifica talentos, impulsiona a inovação e acelera a ação e a sustentabilidade climática e a sustentabilidade no turismo.

Citado no comunicado, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, afirma que, “à medida que a sociedade progride, o setor do turismo, como muitos outros setores, precisa de se transformar para se tornar um catalisador para a prosperidade à escala universal”.

“Aumentar o bem-estar das pessoas, proteger o ambiente natural, estimular o progresso económico e promover a harmonia internacional são objetivos fundamentais que constituem a essência central da ONU Turismo. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que é central para muitas economias”, sustenta.

Últimas do Mundo

A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.