20 Fevereiro, 2024

Luto nacional na quarta-feira em homenagem a Jacques Delors

O dia de luto nacional em homenagem ao antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors vai ser cumprido na quarta-feira, segundo um decreto aprovado hoje pelo Governo, ao qual o Presidente da República deu o seu acordo.

©Facebook European Commission

 

“O Conselho de Ministros aprovou hoje, de forma eletrónica, a declaração de luto nacional no dia 31 de janeiro de 2024 pelo falecimento de Jacques Delors”, lê-se num comunicado do Governo.

Segundo o Governo, “Portugal e Espanha decidiram conjuntamente declarar luto nacional, de forma a coincidir com o evento de homenagem que será organizado nesse mesmo dia pela Comissão Europeia, em Bruxelas, e que contará com a presença do senhor primeiro-ministro”.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, “deu o seu acordo ao decreto do Governo que fixa para amanhã [quarta-feira], 31 de janeiro, um dia de luto nacional em honra de Jacques Delors”.

Jacques Delors, figura central da construção do projeto europeu e considerado o “pai do euro”, morreu em 27 de dezembro, em Paris, aos 98 anos.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados