4 Março, 2024

Morreu ex-presidente chileno Sebastián Piñera em acidente de helicóptero

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu hoje quando o helicóptero em que viajava com mais três pessoas se despenhou no Lago Ranco, na região de Los Ríos, no centro do país andino.

©Facebook de Sebastián Piñera

 

Fontes próximas do antigo chefe de Estado chileno confirmaram a informação à Agência UNO, e a Presidência da República argentina foi a primeira instituição a expressar oficialmente condolências pela morte de Piñera, de 74 anos.

Sebastián Piñera foi Presidente do Chile durante dois mandatos, o primeiro dos quais entre 2010 e 2014 e o segundo entre 2018 e 2022, tendo-lhe então sucedido o atual chefe de Estado, Gabriel Boric.

Em 1987, foi um dos fundadores do partido Renovação Nacional, uma das principais formações de direita do Chile, e tornou-se depois o primeiro chefe de Estado de direita da democracia chilena.

Citando fontes policiais, a imprensa chilena indicou que o acidente, ocorrido na zona de Bahía Coique, onde Piñera tinha uma casa e costumava passar o verão, cerca de 900 quilómetros a sul da capital, fez também três feridos – entre os quais a irmã do ex-presidente, Magdalena, e um amigo – que conseguiram sobreviver saltando para a água e foram resgatados pelos serviços de emergência.

A aeronave – um helicóptero Robinson R66 – pertencia a Piñera, que a pilotava e ficou preso no interior, presumindo-se que a sua queda, ocorrida pelas 15:00 locais (18:00 de Lisboa), foi causada pelas chuvas torrenciais que se registam na região. Foi localizada no lago, a 40 metros de profundidade.

A informação da morte de Sabeastián Piñera foi, pouco depois, confirmada pela ministra do Interior, Carolina Toha, que expressou as condolências do Governo e indicou que o atual Presidente deu instruções para que se realize um funeral de Estado para o político conservador que liderou o país por duas vezes.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados