23 Fevereiro, 2024

Ataques israelitas atingem arredores de Damasco

Ataques aéreos israelitas atingiram esta madrugada vários locais nos arredores da capital da Síria, Damasco, denunciaram hoje militares sírios.

© D.R.

 

Os ataques partiram dos Montes Golã, informou a agência de notícias estatal síria SANA, que cita um militar não identificado.

A mesma fonte acrescentou que foram intercetados alguns mísseis inimigos e que ataques provocaram “algumas perdas materiais”. Não se sabe até ao momento se houve vítimas mortais.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que o alvo dos ataques era um edifício residencial no oeste da capital do país e que se registaram “violentas explosões”.

O Observatório contabilizou este ano dez ataques israelitas em território sírio, sete deles via aérea e três por terra. Um total de 28 alvos foram destruídos, incluindo depósitos de armas e munições, quartéis e veículos.

Segundo a mesma fonte, estes ataques resultaram na morte de 24 soldados.

Ainda não são conhecidas quaisquer reações de Israel, mas de acordo com a agência de notícias Europa Press, Telavive costuma reconhecer os ataques levados a cabo na Síria.

Israel argumenta que está a agir para impedir o estabelecimento de bases iranianas naquele país e a entrega de armas ao partido xiita libanês Hezbollah, pelas autoridades iranianas, que apoiam Damasco no contexto da guerra que eclodiu em 2011.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados