NATO reconhece situação “extremamente difícil” no campo de batalha

O secretário-geral da NATO reconheceu hoje que a situação militar na Ucrânia é "extremamente difícil", mas considerou positivos os esforços "no valor de milhares de milhões de euros" para apoiá-la.

© Facebook oficial NATO

“A situação no campo de batalha é extremamente difícil”, sem especificar, disse Jens Stoltenberg, durante uma declaração conjunta com o primeiro-ministro da Geórgia, sem direito a perguntas dos jornalistas, no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) defendeu, contudo, que o apoio que continua a ser prestado pelos países da aliança político-militar à Ucrânia, que “nos últimos dias anunciaram pacotes de apoio no valor de milhares de milhões de dólares, incluindo armamento e equipamento militar”.

Jens Stoltenberg e o primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Kobakhidze, encontraram-se hoje para discutir a “segurança no Mar Negro” e o secretário-geral da NATO insistiu que “a guerra começada pela Rússia contra a Ucrânia” tem “consequências para a segurança alimentar em todo o mundo”.

No entanto, Jens Stoltenberg não especificou o que concluíram durante a reunião.

A Geórgia, que é um “parceiro próximo da NATO”, completou o secretário-geral da organização da qual Portugal também faz parte, tem cerca de 30% do território ocupado por militares russos, que, à semelhança do que aconteceu na Ucrânia, anexaram porções do território que depois declararam unilateralmente como repúblicas independentes.

Na terça-feira, elementos da União Europeia e o Governo da Geórgia encontraram-se para discutir o processo de adesão ao bloco comunitário.

O país tem de cumprir nove recomendações feitas pela Comissão Europeia, que incluem reformas democráticas e do aparelho judicial para se aproximar dos padrões da União Europeia.

O processo de adesão inclui uma entrada gradual no mercado único da União Europeia, com vista à integração plena enquanto Estado-membro.

Mas para isso, recordaram as autoridades georgianas e europeias no encontro de quarta-feira, tem de ser assegurada a “independência total, responsabilização e imparcialidade” das instituições estatais da Geórgia, de acordo c

Últimas do Mundo

O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.
Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.