Governo argentino diz que cumpriu todas as promessas nos primeiros cem dias

O Governo de Javier Milei fez hoje um balanço dos seus primeiros cem dias de mandato na Argentina e proclamou que neste período cumpriu todas as suas promessas eleitorais, como o ataque ao défice orçamental.

© facebook de Javier Milei

“Este foi o único governo (…) que nos primeiros dias cumpriu meticulosamente cada um dos pontos que tinha prometido na campanha”, disse o porta-voz presidencial Manuel Adorni, argumentando que o executivo “atacou o défice fiscal desde o início” e trabalhou no equilíbrio das contas públicas para “acabar com a inflação e destruição da moeda”, ao mesmo tempo que “avançou tão rapidamente” em termos de segurança.

Adorni considerou que este Governo é “um estudo de caso” por ter tido que lidar com muitos fatores desfavoráveis.

“É um caso atípico”, insistiu Adorni, em conferência de imprensa na sede do executivo, porque, desde que o Presidente argentino, o populista Javier Milei, tomou posse, em 10 de dezembro, o Congresso rejeitou vários projetos legislativos fundamentais para o executivo, e a principal central sindical convocou uma greve em 24 de janeiro, com paralisações de comboios e autocarros.

O executivo de Milei também se orgulha de ter “alterado o conceito de governabilidade”, porque agora “é dado pelo apoio do povo”, num contexto em que o seu partido, A Liberdade Avança, só tem 38 deputados, sete senadores e nenhum governador provincial.

Milei, por sua vez, publicou uma mensagem na rede social X do chefe da bancada dos deputados do seu partido, Oscar Zago, que afirmou que em cem dias “evitaram a hiperinflação” que “o governo anterior deixou ativada”. Zago reivindicou ainda que o executivo “começou o processo sustentado de desinflação”, “acabou com os piquetes [de protestos de trabalhadores]” e “contrariou a insegurança e o narcoterrorismo”.

Adorni reconheceu que “ainda há muito a fazer”, lembrando que na Argentina sete em cada dez crianças ainda são pobres.

Milei é uma ‘outsider’ populista que, através de um discurso agressivo contra a “casta política”, venceu as eleições em novembro passado, com 56% dos votos.

Apesar do severo ajustamento económico que provocou a perda de poder de compra, dos salários e das reformas, com a inflação a subir para 276,2% anualmente em fevereiro passado, Milei mantém uma imagem positiva de mais de 50% dos inquiridos em sondagens.

Últimas do Mundo

Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.