23 Maio, 2024

EDP Comercial baixa 10% componente de energia na luz e 20% no gás a partir de junho

A EDP Comercial anunciou hoje que vai baixar a componente do preço da energia em 10% na eletricidade e em 20% no gás natural, a partir de 01 de junho, devido à melhoria das condições dos mercados.

© D.R.

 

“Devido à melhoria das condições dos mercados de energia, a EDP Comercial irá reduzir a sua componente do preço da energia, designada ‘Energia e Estrutura Comercial’, em 10% na eletricidade e 20% no gás natural, a partir de 01 de junho”, disse à Lusa fonte oficial da EDP Comercial.

Na semana passada, também a Galp anunciou que vai descer em média os preços da eletricidade e do gás natural em 28% e 19%, respetivamente, a partir de abril.

Segundo a petrolífera, estas descidas refletem a diminuição dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre que terão efeito a partir do início de abril.

O mercado livre de eletricidade alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um crescimento de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15.600 clientes face a dezembro, divulgou o regulador.

O consumo no mercado livre representou, em janeiro, mais de 94% do consumo total registado em Portugal continental.

A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (67%) e em consumo (38%).

Já quanto ao mercado liberalizado de gás natural, em janeiro, verificou-se uma redução para um número acumulado de mais de 1,1 milhões de clientes, com uma quebra de 1.466 clientes face a dezembro de 2023.

A Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (51%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (43%).

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados