40% de novos nascimentos são de mães estrangeiras

Segundo dados que o Folha Nacional conseguiu apurar junto da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), dos 3837 partos realizados em 2023, 1647 foram de mães estrangeiras. Este valor representa o equivalente a 43% do total de partos realizados em 2023.

© D.R.

 

Foi ainda apurado que dos 1647 partos de mulheres estrangeiras, 695 eram de imigrantes de origem no Indostão (India, Nepal, Bangladesh e Paquistão), o equivalente a 18% do total. O total de partos de mulheres de origem em países da Comunidade de Países de Língua Portuguesas (CPLP), foi de 392, o equivalente a 10% do total de partos.

A pressão no SNS feita por estrangeiros (legais e não legais) residentes em Portugal, tem sido um facto que o presidente do CHEGA, André Ventura tem denunciado na Assembleia da República. Esta pressão é fruto de uma política de portas abertas à imigração que levou ao atual descontrolo total.

Um outro problema que se verifica em Portugal é o turismo de natalidade, sobretudo de mulheres oriundas de África, que usam os cuidados de saúde do SNS, universais e gratuitos, para virem ter os seus filhos. Esta situação foi recentemente denunciada pelo presidente do CHEGA que, num debate no Parlamento, afirmou que “Portugal não consegue garantir cuidados de saúde aos seus, mas suporta um crescente turismo de saúde para estrangeiros”.

O turismo de saúde é um facto que existe em Portugal, mas segundo o bastonário da ordem dos médicos, os atuais processos do SNS não permitem uma identificação desses casos, sugerindo uma alteração dos mesmos para um maior controlo.

Últimas do País

O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) instaurou desde setembro 11 processos contraordenacionais por incumprimento Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) em empresas e já tem inteligência artificial a ajudar no trabalho de fiscalização.
Meio milhão de chamadas terão ficado por atender na Linha de Saúde 24. No início de uma ronda da saúde pelo país, a ministra Ana Paula Martins disse querer melhores números no inverno.
Dois acordãos do Supremo Tribunal Administrativo (STA) consideram que as torres são "parte componente" dos aerogeradores e devem ser incluídas "na avaliação do prédio urbano industrial (parque eólico) para efeitos de IMI", dando razão a recursos da Autoridade Tributária (AT).
A Ordem dos Médicos (OM) decidiu hoje enviar para o Conselho Disciplinar o relatório sobre as cirurgias adicionais realizadas pelo dermatologista do Hospital de Santa Maria que recebeu mais de 700 mil euros em três anos.
O primeiro dia de greve dos Sapadores Bombeiros de Lisboa registou uma adesão entre os 85% e os 90%, disse à Lusa o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), lamentando a falta de respostas do município.
A Medialivre, dona da CMTV e da Now, admite avançar com uma ação judicial para que se cumpra a deliberação da entidade reguladora que defende o alargamento dos debates das presidenciais a todos os canais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 102 ocorrências, ainda atribuídas à depressão Claudia, entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, maioritariamente na Grande Lisboa, e sem provocarem vítimas, segundo fonte oficial.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) começou hoje uma operação geral de fiscalização dos veículos automóveis pesados de transporte de mercadorias e de passageiros, que se vai estender até domingo, anunciou a própria força, em comunicado.
Os cerca de participantes no 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) aprovaram hoje por unanimidade uma moção de adesão à greve geral de 11 de dezembro, convocada contra o pacote laboral do Governo.
Os bombeiros decidiram hoje avançar com protestos, como a recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento, face à ausência de respostas governamentais às reivindicações do setor.