40% de novos nascimentos são de mães estrangeiras

Segundo dados que o Folha Nacional conseguiu apurar junto da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), dos 3837 partos realizados em 2023, 1647 foram de mães estrangeiras. Este valor representa o equivalente a 43% do total de partos realizados em 2023.

© D.R.

 

Foi ainda apurado que dos 1647 partos de mulheres estrangeiras, 695 eram de imigrantes de origem no Indostão (India, Nepal, Bangladesh e Paquistão), o equivalente a 18% do total. O total de partos de mulheres de origem em países da Comunidade de Países de Língua Portuguesas (CPLP), foi de 392, o equivalente a 10% do total de partos.

A pressão no SNS feita por estrangeiros (legais e não legais) residentes em Portugal, tem sido um facto que o presidente do CHEGA, André Ventura tem denunciado na Assembleia da República. Esta pressão é fruto de uma política de portas abertas à imigração que levou ao atual descontrolo total.

Um outro problema que se verifica em Portugal é o turismo de natalidade, sobretudo de mulheres oriundas de África, que usam os cuidados de saúde do SNS, universais e gratuitos, para virem ter os seus filhos. Esta situação foi recentemente denunciada pelo presidente do CHEGA que, num debate no Parlamento, afirmou que “Portugal não consegue garantir cuidados de saúde aos seus, mas suporta um crescente turismo de saúde para estrangeiros”.

O turismo de saúde é um facto que existe em Portugal, mas segundo o bastonário da ordem dos médicos, os atuais processos do SNS não permitem uma identificação desses casos, sugerindo uma alteração dos mesmos para um maior controlo.

Últimas do País

A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.