Há 36 conventos em Lisboa a abrir portas gratuitamente na próxima semana

Trinta e seis conventos de Lisboa vão ter entrada gratuita nos dias 23, 24 e 25 de maio, com uma oferta diversificada de itinerários, visitas, conversas e cinema, informou hoje a Câmara Municipal.

© D.R.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa adianta que os espaços conventuais da capital vão estar abertos ao público durante três dias com o objetivo de “dar a conhecer locais de grande importância para a história, arquitetura e urbanismo de Lisboa”.

A 3.ª edição do Open Conventos tem como tema “A Pausa e o Silêncio” e é promovida pelo município, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Quo Vadis – Turismo do Patriarcado e Universidade Nova de Lisboa.

Em destaque vai estar a exibição de um filme e uma conversa sobre “a questão da organização do tempo e da importância da contemplação e da fruição”.

A conversa acontecerá no centro cultural Brotéria, no dia 23, e contará com a presença da escritora Ana Margarida Carvalho, a maestra adjunta Inês Tavares Lopes, do Coro Gulbenkian, o padre João Norton e a irmã Anatália, das Monjas de Belém, com moderação de Teresa Nicolau.

Será ainda exibido o documentário “O Grande Silêncio”, de Philip Groning, no Convento de São Pedro de Alcântara.

“Nos dias 24 e 25 de maio, há muito para ver, desvendar e usufruir nos conventos que integram esta terceira edição, com uma programação cultural variada e dirigida a toda a população”, salienta a câmara.

No ano passado, a Open Conventos contou com a participação de mais de 5.000 visitantes e o envolvimento de 32 antigos conventos.

Últimas de Cultura

A primeira edição do Festival Jazz da Batalha arranca na sexta-feira, com uma programação que leva música às quatro freguesias daquele concelho do distrito de Leiria durante o mês de setembro.
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) candidatou 'A Flor do Buriti', João Salaviza e Renée Nader Messora, 'Grand Tour', de Miguel Gomes, e 'O Vento Assobiando nas Gruas', de Jeanne Waltz, aos prémios Goya e Colibri, anunciou hoje a instituição.
O secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) considera que "a grandeza da personalidade universalista" de Camões merecia "um maior e mais cuidado reconhecimento", nomeadamente nas comemorações oficiais do V centenário do nascimento do poeta.
A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.
A quinta edição do festival CriaJazz leva às ruas e ao Castelo de Leiria três espetáculos, entre julho e agosto, em que o jazz se cruza com a música do mundo e o teatro num registo festivo, revelou a organização.
A Capela Real do Palácio Nacional de Queluz do século XVIII vai reabrir na quinta-feira, na sequência de obras de restauro para o regresso do Órgão Histórico de Tubos, após um século, anunciou hoje a Parques de Sintra.
Música para "todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic)", afirmou hoje a presidente do município.
O festival Super Bock Super Rock está de volta à praia do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, Vila Nova de Gaia será palco do festival MEO Marés Vivas, que ao longo dos últimos anos se firmou como um dos principais festivais de verão.
Arouca recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição da recriação 'História de um mosteiro', que replicará costumes do tempo das monjas da Ordem de Cister com um mercado oitocentista e encenações sobre o escritor Alexandre Herculano (1810-1877).