Mais de 9.000 doentes oncológicos inscritos para cirurgia ultrapassaram tempo recomendado

Mais de 266.000 utentes estão neste momento inscritos para cirurgia, dos quais mais de 74.000 acima dos tempos máximos de resposta garantida (TMRG), sendo que destes, 9.374 são doentes oncológicos, avançou hoje a ministra da Saúde.

© D.R.

 

“Esta é uma preocupação absolutamente fundamental” do Plano de Emergência da Saúde, assim como os mais de 65 mil doentes não oncológicos que estão acima dos TMRG à espera de serem atendidos em “áreas tão importantes” como a ortopedia, a cirurgia geral, a otorrinolaringologia e a urologia, disse Ana Paula Martins.

Na conferência de imprensa em que foram apresentadas as medidas para o setor aprovadas em Conselho de Ministros, a governante alertou também para as mais de 45 mil consultas de especialidade que estão acima dos TMRG, de um total de 891 mil inscritos, sendo que mais de 10 mil doentes são considerados “muito prioritários”.

Por outro lado, há mais de 2.000 situações sociais em internamento hospitalar, assinalou.

Relativamente às urgências, observou que, em 2023, das cerca de 6,2 milhões de casos nas urgências, cerca de 2,3 milhões (37%) são casos não urgentes, mas que “merecem atenção”.

“São casos que precisam de ser atendidos, mas que não precisam de hospitais complexos de fim de linha, de equipas muito diferenciadas, que devem ser reservadas para as situações mais complexas”, disse a ministra.

Destacou ainda que 40% das urgências na área da obstetrícia e ginecologia são casos ginecológicos não urgentes, e, dos 86 mil nascimentos em Portugal, 77% ainda são realizados no Serviço Nacional de Saúde.

A ministra salientou que estas situações merecem uma resposta imediata, como é o caso das listas de espera em oncologia.

“Temos de nos preocupar com aqueles que não vão poder ficar à espera e por isso temos de criar um sistema”, com “uma organização diferente, um estímulo diferente, uma mobilização dos profissionais diferente, para garantir que “nenhum residente em Portugal com um problema oncológico que precise de uma resposta fique à espera”, salientou.

Para isso, o Governo vai atribuir incentivos adicionais aos hospitais públicos para garantir que os doentes oncológicos que ultrapassem os tempos de espera recomendados sejam operados num prazo máximo de três meses, segundo o Plano de Emergência da Saúde, a que a Lusa teve acesso.

Para garantir o apoio a estes doentes e cumprir as metas propostas, será reforçado o envolvimento do SNS24, se necessário, para facilitar o agendamento fora do hospital de residência do doente.

Ana Paula Martins salientou que o plano hoje apresentado é “fundamentado em duas áreas essenciais”, uma é “a resposta às pessoas” e a outra “a valorização dos profissionais”, porque “sem todos eles, sem exceção, não há nem plano de emergência nem Serviço Nacional de Saúde, nem sistema de saúde”.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.