Banco de Portugal prevê redução do excedente orçamental para 1% este ano

O Banco de Portugal manteve hoje a previsão do crescimento da economia portuguesa em 2% este ano, mas prevê a redução do excedente orçamental para 1% do PIB.

© Folha Nacional

As previsões constam do Boletim Económico publicado hoje pela instituição liderada por Mário Centeno.

O Banco de Portugal (BdP) manteve a previsão de um crescimento da economia de 2% este ano, o mesmo valor previsto em março.

Estima ainda a manutenção da taxa de desemprego em 6,6%.

Quanto a projeções orçamentais, o Banco de Portugal estima que o “saldo orçamental deverá deteriorar-se nos próximos anos” e que em 2024 fique em 1% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos 1,2% do PIB de 2023.

O excedente orçamental deverá ainda baixar para 0,8% em 2025 e 0,6% em 2026.

Contudo, a entidade liderada por Mário Centeno avisa que nestes cálculos não estão medidas com impacto orçamental entretanto tomadas.

“Após o fecho da informação, ocorreu o anúncio e aprovação de várias medidas de política com impacto orçamental relevante e permanente que não estão consideradas”, refere.

Últimas de Economia

No relatório "Reformas da Política Fiscal", a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) resume a trajetória das medidas fiscais introduzidas ou anunciadas pelos governos de 86 jurisdições em 2024, olhando para a realidade dos países da organização e de algumas economias "parceiras".
O objetivo destes empréstimos, disse o grupo BEI, é reduzir a fatura de energia e aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PME).
A agricultura portuguesa pode perder até 510 milhões de euros anuais devido à redução da produtividade e ao aumento de custos, com a decisão de Bruxelas proibir o uso de algumas substâncias ativas, revelou um estudo hoje divulgado.
O valor das rendas poderá aumentar 2,24% em 2026, abaixo dos 2,25% estimados no final de agosto, após uma revisão dos dados da inflação publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os viticultores do Alentejo registam uma quebra média de 30% da produção de uva, em alguns casos até de 40%, na época de vindimas deste ano, face a 2024, revelou hoje a associação técnica do setor.
A circulação nas quatro linhas do Metropolitano de Lisboa teve já início hoje de manhã, depois de o serviço não ter arrancado à hora habitual, às 06:30, devido à greve parcial de trabalhadores.
As exportações de bens recuaram 11,3% e as importações aumentaram 2,8% em julho, em termos homólogos, acumulando uma subida de 0,7% e 6,3% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
Os professores portugueses têm salários mais elevados do que a média dos trabalhadores com formação superior, mas perderam poder de compra na última década, segundo um relatório da OCDE divulgado hoje.
A circulação do metro de Lisboa está hoje de manhã suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores, prevendo-se a reabertura às 10:30, segundo a página da empresa na Internet.
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) apelou hoje a um orçamento da União Europeia (UE) "mais simples e mais inteligente" por atualmente ser difícil mobilizar verbas para circunstâncias imprevistas e emergências, como desastres ou guerra.