Encontrados pergaminhos de bíblia gótica em Alava leiloada na Christie’s

O Conselho Provincial de Alava localizou no mosteiro de Quejana (Ayala), em Espanha, 22 pergaminhos pertencentes à mesma bíblia gótica, dos quais outras 64 folhas serão leiloadas na Christie's, com um preço inicial superior a 35 mil euros.

© D.R.

Na semana passada, foi divulgado que esta conhecida casa de leilões ia organizar uma licitação para aquilo a que chamaram a “Bíblia de Quejana”, cuja origem situaram no final do século XIII ou início do século XIV.

A Christie’s descreve-a como uma cópia rara e explica que não se trata da bíblia completa, uma vez que foi “desmembrada” antes do final do século XVII.

Esta terça-feira será leiloado “apenas um décimo da bíblia original”, que se estimava ter 700 páginas, como explica a deputada da Cultura, Ana del Val, que considera um exagero falar da “Bíblia de Quejana” e que é mais correto dizer “os pergaminhos do leilão”.

Estes pergaminhos encontravam-se em Quejana entre os séculos XVII e XIX, no escritório do encarregado da contabilidade em nome da prioresa. Aí eram utilizados como material de escritório descartável, pois serviam de pastas para guardar documentação e, de facto, têm anotações posteriores.

Para além dos 22 rolos bíblicos encontrados em Quejana, foram descobertos outros 13 pertencentes a um livro de hinos do século XV e dois outros ainda por identificar.

A descoberta destes documentos é a principal razão de ter sido decidido não licitar terça-feira no leilão outras 64 páginas da mesma bíblia, embora seja uma possibilidade que foi “seriamente” considerada.

Outra razão foi a impossibilidade de recolher a bíblia na íntegra, algo que “poderia ter um certo interesse patrimonial”, dado que em 2016 e 2017 já foram leiloadas algumas páginas do mesmo livro.

Últimas de Cultura

A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
Dar a conhecer música nova continua a ser o que, ao fim de 20 anos, move os criadores do Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, cuja 20.ª edição começa na quarta-feira naquela cidade.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.
A 28.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, hoje apresentada publicamente e que decorre entre os dias 17 e 22, vai reunir 14 artistas de sete países em 80 espetáculos de rua e duas galas internacionais.
O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto - fimp’24 regressa a 11 de outubro, sob o signo da trilogia “Existir. Resistir! Desistir…”, expressa no trabalho de 14 companhias, dez portuguesas e quatro estrangeiras, provenientes de Bélgica, França, Inglaterra e Líbano.