Videovigilância no Porto permitiu preservar imagens sobre 910 processos

A videovigilância instalada há cerca de um ano na baixa do Porto permitiu preservar imagens relacionadas com 910 processos-crime, 592 dos quais este ano, revelou hoje o Comando Metropolitano da PSP, para quem o sistema tem sido "extremamente vantajoso".

© D.R.

A poucos dias de se assinalar um ano da entrada em funcionamento do sistema de videovigilância no Porto, o balanço é “francamente positivo”, avançou hoje à Lusa o Comando Metropolitano da PSP do Porto.

A PSP destaca que o sistema se revelou “extremamente vantajoso” no acionamento de meios e gestão de ocorrências policiais, no apoio à tomada de decisão e direcionamento de eventos de massa, mas também na recolha de prova para efeitos ilícitos criminais e subsequente investigação.

O sistema, que entrou em funcionamento em 22 de junho de 2023, já permitiu preservar imagens relativas a 910 processos-crime, a maioria das quais (592) ocorridas este ano.

“Podemos afirmar que a maioria das preservações de imagens tem grande qualidade para efeitos probatórios, estando os seus autores e ‘modus operandi’ identificáveis ou identificados”, indica.

Composto por 79 câmaras, o sistema de videovigilância abrange artérias e espaços públicos da baixa da cidade, nomeadamente na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

A videovigilância funciona 24 horas e todos os dias da semana, fruto de um protocolo de colaboração estabelecido entre o município do Porto e a PSP.

“Acreditamos que num futuro próximo contribuirá para a melhoria do sentimento de segurança da população e permitirá a redução da criminalidade praticada nos locais abrangidos pela videovigilância”, defende a PSP.

Apesar de as imagens recolhidas servirem para efeitos probatórios, a PSP destaca que a “grande mais-valia” do sistema passa pela visualização em tempo real e, consequentemente, o acionamento de meios para o local.

“Como exemplo, referimos uma ocorrência de agressões a dois turistas por parte de um grupo de cerca de uma dezena de indivíduos. Os policias de serviço no Centro de Comando e Controlo de Videovigilância verificaram as agressões a ocorrer e acionaram os meios necessários. As vítimas foram rapidamente assistidas pelos meios de emergência médica e nove dos autores foram intercetados pela PSP”, ilustra.

No final de dezembro de 2023, a Câmara do Porto aprovou adjudicar à empresa Soltráfego, por 1,9 milhões de euros, a aquisição e manutenção de mais 117 câmaras de videovigilância.

Estas novas câmaras serão instaladas na zona ocidental e oriental da cidade, nomeadamente em arruamentos na zona da Asprela, Campanhã, Estádio do Dragão, Pasteleira e Diogo Botelho.

Questionada pela Lusa, a Câmara do Porto afirmou hoje que continua a aguardar a pronúncia do Tribunal de Contas para iniciar o contrato, que prevê a instalação do sistema “no prazo máximo de 180 dias”.

A localização das câmaras de videovigilância é definida pela PSP mediante a “análise da criminalidade nos locais de implementação”.

Últimas do País

O advogado Paulo Abreu dos Santos, com passagem pelo Governo, foi detido por centenas de crimes ligados à pornografia de menores e a abusos sexuais de crianças, alguns alegadamente praticados e registados pelo próprio.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou, este sábado, o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Dois homens foram detidos na quinta-feira no concelho de Cantanhede por suspeita de tráfico de estupefacientes, informou hoje a GNR de Coimbra.
Os ministros das pescas europeus chegaram hoje a um acordo sobre as capturas em 2026, com uma previsão de reduzir o volume global, nalguns casos com impacto em Portugal, como é o caso do carapau, solha ou linguado.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação anunciou esta sexta-feira que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros por horas extraordinárias acumuladas desde 2018, que, erradamente, não tinham sido pagas.
Um sismo de magnitude 4,1 ocorreu este sábado em Celorico da Beira e foi sentido em vários concelhos dos distritos da Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Vila Real e Viseu, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O tempo médio de espera para doentes não urgentes atingia este sábado as 10 horas no Amadora-Sintra, com os urgentes (pulseira amarela) a esperarem mais de seis horas.
As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.