Videovigilância no Porto permitiu preservar imagens sobre 910 processos

A videovigilância instalada há cerca de um ano na baixa do Porto permitiu preservar imagens relacionadas com 910 processos-crime, 592 dos quais este ano, revelou hoje o Comando Metropolitano da PSP, para quem o sistema tem sido "extremamente vantajoso".

© D.R.

A poucos dias de se assinalar um ano da entrada em funcionamento do sistema de videovigilância no Porto, o balanço é “francamente positivo”, avançou hoje à Lusa o Comando Metropolitano da PSP do Porto.

A PSP destaca que o sistema se revelou “extremamente vantajoso” no acionamento de meios e gestão de ocorrências policiais, no apoio à tomada de decisão e direcionamento de eventos de massa, mas também na recolha de prova para efeitos ilícitos criminais e subsequente investigação.

O sistema, que entrou em funcionamento em 22 de junho de 2023, já permitiu preservar imagens relativas a 910 processos-crime, a maioria das quais (592) ocorridas este ano.

“Podemos afirmar que a maioria das preservações de imagens tem grande qualidade para efeitos probatórios, estando os seus autores e ‘modus operandi’ identificáveis ou identificados”, indica.

Composto por 79 câmaras, o sistema de videovigilância abrange artérias e espaços públicos da baixa da cidade, nomeadamente na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

A videovigilância funciona 24 horas e todos os dias da semana, fruto de um protocolo de colaboração estabelecido entre o município do Porto e a PSP.

“Acreditamos que num futuro próximo contribuirá para a melhoria do sentimento de segurança da população e permitirá a redução da criminalidade praticada nos locais abrangidos pela videovigilância”, defende a PSP.

Apesar de as imagens recolhidas servirem para efeitos probatórios, a PSP destaca que a “grande mais-valia” do sistema passa pela visualização em tempo real e, consequentemente, o acionamento de meios para o local.

“Como exemplo, referimos uma ocorrência de agressões a dois turistas por parte de um grupo de cerca de uma dezena de indivíduos. Os policias de serviço no Centro de Comando e Controlo de Videovigilância verificaram as agressões a ocorrer e acionaram os meios necessários. As vítimas foram rapidamente assistidas pelos meios de emergência médica e nove dos autores foram intercetados pela PSP”, ilustra.

No final de dezembro de 2023, a Câmara do Porto aprovou adjudicar à empresa Soltráfego, por 1,9 milhões de euros, a aquisição e manutenção de mais 117 câmaras de videovigilância.

Estas novas câmaras serão instaladas na zona ocidental e oriental da cidade, nomeadamente em arruamentos na zona da Asprela, Campanhã, Estádio do Dragão, Pasteleira e Diogo Botelho.

Questionada pela Lusa, a Câmara do Porto afirmou hoje que continua a aguardar a pronúncia do Tribunal de Contas para iniciar o contrato, que prevê a instalação do sistema “no prazo máximo de 180 dias”.

A localização das câmaras de videovigilância é definida pela PSP mediante a “análise da criminalidade nos locais de implementação”.

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.