Terror e violência mancham de sangue ruas em Portugal

As ruas de Portugal têm sido palco de uma alarmante onda de violência e terror, o que tem suscitado grande preocupação entre os cidadãos e tem representado um desafio significativo para as autoridades, que se veem pressionadas a encontrar soluções eficazes para conter o crescente índice de criminalidade.

© Folha Nacional

Este aumento da violência tem afetado as comunidades em diversas cidades, levando os residentes a questionarem a segurança pública e a exigirem respostas mais rápidas por parte das autoridades competentes. A necessidade urgente de medidas preventivas e de aplicação da lei tem sido amplamente debatida tanto nos meios de comunicação como no parlamento, e entre especialistas em segurança, enquanto as investigações continuam à procura de respostas e soluções que possam devolver a paz e a tranquilidade às ruas portuguesas. De norte a sul do país, são vários os casos de violência que todos os dias têm vindo a público.

No dia 26 de janeiro, o CM noticiou que várias pessoas se tinham envolvido numa autêntica batalha campal, a arremessar mesas e cadeiras naquilo que parece ser um confronto entre dois grupos na zona de bares da cidade. Segundo o Lusa, no dia 30 de março, um homem foi encontrado morto durante madrugada “com sinais de violência” numa rua da Portela, concelho de Loures.

Os Bombeiros de Moscavide e Portela foram alertados para uma agressão, mas quando chegaram ao local, a vítima já estava morta. No dia 4 de julho, um homem de 29 anos foi morto com três tiros na via pública na Amadora. Segundo o JN, o homicídio ocorreu na Avenida do Brasil, a poucas centenas de metros do quartel dos Bombeiros Voluntários da Amadora. De acordo com Mário Conde, comandante desta corporação, “foram de imediato acionados meios para o local e houve várias tentativas de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Hospital São Francisco Xavier”. O CM acrescenta que Ruben Carvalho foi morto com três disparos de arma de fogo, um na cara e dois no tórax, feitos à traição por um homem que empurrava um carrinho com uma criança dentro. O caso mais recente ocorreu no Porto, onde, segundo o Correio da Manhã, um grupo de cerca de 40 homens, imigrantes do Bangladesh, envolveu-se em agressões junto a uma cafetaria na tarde de sábado, dia 6 de julho, na Rua Dr. Aires Gouveia, próximo às urgências do Hospital de Santo António, no Porto. Nos confrontos foram usados paus, ferros e armas brancas.

A PSP foi chamada ao local e identificou dois homens por suspeitas de terem participado nas agressões, mas ninguém foi detido.

As agressões foram filmadas. Os suspeitos acabaram por conseguir fugir em direção à rua da Restauração.

Estas são algumas, das muitas notícias, a que os portugueses têm assistido nas suas casas, durante os jornais da noite. Em reação a esta onda de violência, o presidente do CHEGA, André Ventura, voltou a alterar para as consequências do descontrolo da imigração. Numa publicação nas suas redes sociais e do partido, André Ventura desafia as autoridades a “mostrarem os dados dos relatórios de segurança” e a deixarem “os portugueses saberem a verdade” sobre quem comete os crimes em Portugal. Esta é já uma luta antiga do CHEGA que por diversas vezes pediu que se divulgasse a proveniência de quem comete estes crimes, para que assim “os portugueses saibam a verdade”. André Ventura, sublinhou ainda que as pessoas se sentem “cada vez mais inseguras”, recordando a visita que fez ao Porto, no dia 10 de maio, onde diz ter sido “abordado por comerciantes que não se sentem seguros e chegam a fechar as lojas mais cedo”. Nessa visita ao Porto, o presidente do CHEGA voltou a defender a retoma do controlo de fronteiras e a revisão lei da nacionalidade. Afirmando ainda que “o CHEGA iria levar ao parlamento um debate sobre imigração em que vamos propor a retoma do controlo de fronteiras, através do SEF”. O controlo de fronteiras tem sido uma das medidas que o CHEGA tem proposto para controlar a violência constante nas ruas portuguesas. André Ventura aponta o dedo ao PS pelo caos resultante da extinção do SEF. “Entra tudo, de qualquer maneira, e sem controlo”, são as palavras do presidente do CHEGA que também acusa o PSD de “não querer reverter a extinção do SEF”, algo que, no entender de André Ventura, ajudaria a repor o “controlo” das fronteiras portuguesas.

A falta de meios das forças de segurança também tem sido uma das razões apontadas para o facto de não se conseguir fazer frente a tanta violência. Ainda em campanha para as legislativas de 2024, em março, num almoço-comício em Lamego, André Ventura prometia empenhar-se “a fundo para restaurar a autoridade dos nossos polícias” e que elas [as polícias], precisam de andar de cabeça erguida na rua e não ter medo de agir. “As nossas polícias não podem ter medo de usar a arma quando é preciso. Num Estado de direito, a arma tem de ser usada, quando necessário, para impedir que um crime aconteça”, rematou. No debate realizado no dia 4 de maio, sobre as polícias, André Ventura voltou a acusar a esquerda de “odiar as polícias” e de “proteger os criminosos”, fazendo referência à expressão utilizada por Mamadou Ba, ex-dirigente do Bloco de Esquerda, quando se referiu à polícia como“bosta da bófia”.

É importante recordar que este debate foi convocado pelo CHEGA, que tinha como principal objetivo aprovar medidas que devolvessem “a dignidade às forças de segurança”, mas que viu chumbadas quase todas as suas propostas, o que acabou por gerar bastante indignação entre as forças de segurança, que viam neste debate uma esperança para conseguir anular o que o presidente do CHEGA chamou de “injustiça histórica”.

Últimas de Política Nacional

Isaltino Morais admite que André Ventura possa chegar a primeiro-ministro e aponta uma aproximação entre PS e PSD como forma de travar esse cenário. Em entrevista à RTP, o presidente da Câmara de Oeiras defendeu uma convergência entre os dois partidos para impedir a chegada do líder do CHEGA ao Governo.
PSD, Iniciativa Liberal e PS viabilizaram alterações à lei do Tribunal de Contas que poderão afastar a aplicação de sanções financeiras ao ministro da Administração Interna, Luís Neves. Em causa estão despesas de 14.300 euros com viagens ao Brasil, realizadas em 2023, quando dirigia a Polícia Judiciária.
O presidente do CHEGA responsabiliza PS e PSD pela crise da habitação e acusa José Luís Carneiro de dar luz verde a um Orçamento do Estado sem conhecer o seu conteúdo. André Ventura defende um pacote de emergência com benefícios fiscais, apoios às rendas e menos burocracia.
Socialistas e sociais-democratas preparam alterações à legislação do Tribunal de Contas que poderão beneficiar Luís Neves. A possibilidade de uma amnistia através de uma mudança legislativa levanta questões sobre o alcance da iniciativa e as suas consequências.
Comissão Parlamentar da Transparência considera grave a conduta de Ventura após a divulgação de um vídeo em que o líder do CHEGA percorreu corredores e espaços de outros grupos parlamentares, questionando a ausência de deputados numa sexta-feira.
André Ventura garantiu que a comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves na Polícia Judiciária vai avançar sem interrupções, mesmo durante a discussão do Orçamento do Estado. À saída da tomada de posse da comissão, o presidente do CHEGA denunciou tentativas de travar os trabalhos e assegurou que a investigação continuará mesmo que Luís Neves abandone o Governo.
PSD e PS aprovaram, na especialidade, alterações ao regime de fiscalização do Tribunal de Contas que incluem o afastamento do visto prévio em determinados procedimentos. André Ventura acusa os dois partidos de enfraquecerem o controlo da despesa pública e classifica a decisão como uma “via verde para a corrupção”.
André Ventura questionou esta terça-feira a permanência de Luís Neves à frente do Ministério da Administração Interna, na sequência das acusações feitas pelo antigo secretário-geral Ricardo Carrilho. O presidente do CHEGA falou em suspeitas de pressões para a prática de ilegalidades, questionou a gestão de 26 milhões de euros destinados ao SIRESP e prometeu impedir que a comissão parlamentar de inquérito seja bloqueada.
O Livre tentou impedir André Ventura de presidir à comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves, alegando um possível conflito de interesses relacionado com o assalto ao gabinete do líder do CHEGA. O pedido foi dirigido ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que rejeitou os argumentos apresentados e não identificou qualquer impedimento legal.
André Ventura anunciou, esta sexta-feira, a recandidatura à liderança do CHEGA, durante o Conselho Nacional do partido, em Lisboa. Perante uma estrutura que afirma ter atingido os 100 mil militantes, garantiu que o CHEGA será o maior partido do país, atacou os interesses instalados e deixou um aviso: “Quem nos vai travar? Bruxelas? A imprensa? Não! Só nós nos podemos travar!”