Euro cai pela quarta sessão consecutiva e fica abaixo de 1,08 dólares

O euro caiu hoje face ao dólar, pela quarta sessão consecutiva, ficando abaixo de 1,08 dólares, um dia após a reserva federal dos EUA ter deixado as taxas de juro inalteradas.

©D.R.

Pelas 18h01 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0786 dólares, quando na quarta-feira, pela mesma hora, seguia a 1,0808 dólares.

O euro também cedeu face ao iene, mas avançou relativamente à libra.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio do euro em 1,0789 dólares.

Na quarta-feira, a Reserva Federal (Fed) norte-americana optou por deixar as taxas de juro inalteradas, entre 5,25% e 5,50%, pela oitava reunião consecutiva, mas afirmou que foram alcançados progressos na redução da inflação.

Para lutar contra a elevada taxa de inflação, a Fed mantém desde há um ano as taxas nos níveis mais altos desde 2001, ou seja entre 5,25% e 5,50%.

Em comunicado, a Fed destacou que a inflação diminuiu durante o último ano e reconheceu que nos últimos meses houve “mais avanços” em relação à meta de 2%, mas disse também que ainda permanece “um pouco elevada”.

A inflação nos Estados Unidos baixou “de forma notável” desde o pico que se registou há dois anos e é admissível um corte da taxa de juro em setembro, admitiu o presidente da Fed, Jerome Powell.

“O sentimento geral no seio do Comité [de política monetária da Fed (FOMC, na sigla em Inglês)] é o de que a economia se aproxima do momento em que será apropriado descermos as nossas taxas”, disse Powell, numa uma conferência de imprensa, depois de acabar a reunião de dois dias do FOMC.

 

Divisas…………….hoje…………..quarta-feira

 

Euro/dólar…………1,0786……………..1,0808

 

Euro/libra…………0,84576……………0,84212

 

Euro/iene………….161,70……………..162,81

 

Dólar/iene…………149,91……………..150,64

Últimas de Economia

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.
Apesar de o número total de empresas criadas em Portugal até setembro ter aumentado 3,7% face ao mesmo período de 2024, mais 1.636 novas constituições, atingindo o valor mais elevado dos últimos 20 anos, os dados do Barómetro da Informa D&B revelam sinais de desaceleração em vários setores e regiões do país.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em setembro, face ao mesmo mês de 2024, com a mão-de-obra a subir 8,8% e os materiais 1,4%, segundo dados do INE hoje divulgados.
A ministra do Trabalho afirmou hoje, no parlamento, que as pensões mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026 e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.