Sete urgências de obstetrícia/ginecologia e uma de pediatria encerradas hoje

Sete urgências de obstetrícia/ginecologia e uma urgência de pediatria estão hoje encerradas, segundo a informação disponibilizada à meia-noite no 'site' do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© CM Chaves

As urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, do Hospital de Santarém, do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, estão fechadas esta segunda-feira.

O site do SNS indica ainda que a urgência de obstetrícia do Hospital de Portimão e a urgência pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) vão estar igualmente encerradas.

A urgência de pediatria do serviço de atendimento complementar de Viseu está referenciada entre as 20:15 e as 23:00, e no Hospital Amadora-Sintra está a funcionar das 08:00 às 20:00 e referenciada durante a noite.

O Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, conhecido como Hospital Amadora-Sintra, tem igualmente a urgência de obstetrícia e ginecologia referenciada entre as 20:00 e a meia-noite, estando aberta durante o dia.

Nas unidades referenciadas, os serviços estão reservados aos casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

O panorama de acesso às urgências está mais desanuviado esta segunda-feira, depois de um fim de semana de fortes condicionamentos, sempre com pelo menos uma dúzia de urgências encerradas. Ao todo estão hoje fechadas oito urgências e três referenciadas (com restrições), estando abertas 161 urgências.

Últimas do País

Dos 389 médicos de família que terminaram recentemente a formação da especialidade, apenas 231 escolheram uma das 585 vagas disponibilizadas no último concurso para a colocação nas unidades locais de saúde (ULS).
Um estudo de opinião abrangeu 12 países (Portugal, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Polónia, Roménia, Espanha, Suíça e Reino Unido) e 16.440 inquiridos com mais de 18 anos.
Trata-se de um valor mensal de 144,80 euros, que para a APG está "completamente desatualizado", na medida em que não é revisto há 15 anos, o que tem feito com que as funções exercidas no 112.pt sejam "cada vez menos atrativas" para os profissionais da GNR.
A justiça administrativa aceitou uma providência cautelar para pôr fim à "prática discriminatória" que permite aos moradores em Lisboa não pagarem, ao contrário dos restantes residentes nacionais, bilhete em monumentos nacionais geridos pela empresa municipal de cultura da capital.
O Infarmed suspendeu a comercialização de sete lotes dos medicamentos Bisoprolol, indicados para o tratamento de doenças cardíacas, devido à deteção de uma impureza com valores acima do aceitável.
Mais de 60 concelhos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) manifestou hoje preocupação sobre alguns aspetos da prova final de Matemática do 9.º ano realizada na sexta-feira, criticando o facto de não ser pública e da escolha do formato digital sem debate prévio.
O crime ocorreu quando a vítima se dirigia para a zona dos jazigos e “foi abordada de surpresa por três indivíduos, alegadamente de origem indo-paquistanesa, tendo um deles roubado por esticão a peça de ouro”, cita o CM.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) anunciou hoje uma paralisação nacional para os dias 9 e 10 de julho e paralisações regionais para 11, 14 e 15 de julho, para contestar o movimento de magistrados.
A presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) disse hoje à Lusa que a petição lançada em fevereiro para exigir direitos e apoios para todos os cuidadores e ex-cuidadores informais vai ser entregue na Assembleia da República, na quarta-feira.