O Governo alemão decidiu tomar medidas e anunciou que vai retomar o controlo de todas as suas fronteiras, confirmou uma fonte do governo à agência Reuters.
A decisão das autoridades, de apertar as restrições à imigração ilegal e aos pedidos de asilo, ocorreu após um ataque terrorista, em Solingen, na Alemanha.
O autor do ataque que levou à morte de três pessoas é um homem de 26 anos, proveniente da Síria, acusado de “participação em organização terrorista”.
As medidas anunciadas pela Alemanha pretendem controlar a imigração ilegal, mas também proteger o país das ameaças de segurança, principalmente derivadas pela entrada no país de pessoas ligadas ao extremismo islâmico.
O crescente fluxo de imigração ilegal tem intensificado o debate sobre a política de imigração em diversos países europeus.
Em Portugal, André Ventura tem sido uma voz constante na crítica à falta de controlo da imigração ilegal na Europa, alertando para o perigo da “entrada massiva de imigrantes islâmicos e muçulmanos”.
Para o Presidente do CHEGA, o aumento da criminalidade e da violência dos crimes está diretamente ligado ao aumento da imigração ilegal, que importa hábitos e costumes destes países.
O CHEGA defende que para combater esta imigração descontrolada e de portas abertas, são necessárias políticas mais fortes de controlo de fronteiras.