Júri absolve maioria dos acusados de cerco a autocarro de campanha de Biden em 2020

Um júri federal do Texas absolveu cinco dos seis apoiantes de Donald Trump acusados de violar a lei federal quando cercaram um autocarro da campanha presidencial de Joe Biden, dias antes das presidenciais de 2020.

© Facebook / President biden

Seis pessoas enfrentavam um julgamento civil pelo incidente de 30 de outubro de 2020.

O júri determinou, na segunda-feira, que o sexto arguido, Eliazar Cisneros, tem de pagar 30 mil dólares (cerca de 27 mil euros) de indemnização punitiva e 10 mil dólares (cerca de nove mil euros) ao condutor do autocarro, por ter batido ligeiramente com o carro no autocarro dos Democratas.

O incidente, captado em vídeo, teve lugar numa autoestrada no Texas e obrigou os Democratas a cancelar dois eventos de campanha por “razões de segurança”.

Na altura e numa aparente demonstração de apoio a estas ações, o ex-presidente Trump publicou uma mensagem nas redes sociais a dizer “I love Texas” (Amo o Texas), ao lado de imagens que mostram o autocarro de campanha do rival a ser assaltado por apoiantes do Republicano.

Três ocupantes do autocarro, incluindo a antiga legisladora democrata Wendy Davis, processaram os participantes do “comboio Trump”, como foram chamadas as pessoas que cercaram o autocarro democrata, por intimidação política.

Christina Beeler, advogada do Projeto de Direitos Civis do Texas e representante dos queixosos, disse ao jornal The Texas Tribune que estavam satisfeitos por o júri ter ordenado indemnizações punitivas, “numa mensagem ao público de que as ameaças, a intimidação e a violência não têm lugar nas eleições norte-americanas”.

Últimas do Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).