Júri absolve maioria dos acusados de cerco a autocarro de campanha de Biden em 2020

Um júri federal do Texas absolveu cinco dos seis apoiantes de Donald Trump acusados de violar a lei federal quando cercaram um autocarro da campanha presidencial de Joe Biden, dias antes das presidenciais de 2020.

© Facebook / President biden

Seis pessoas enfrentavam um julgamento civil pelo incidente de 30 de outubro de 2020.

O júri determinou, na segunda-feira, que o sexto arguido, Eliazar Cisneros, tem de pagar 30 mil dólares (cerca de 27 mil euros) de indemnização punitiva e 10 mil dólares (cerca de nove mil euros) ao condutor do autocarro, por ter batido ligeiramente com o carro no autocarro dos Democratas.

O incidente, captado em vídeo, teve lugar numa autoestrada no Texas e obrigou os Democratas a cancelar dois eventos de campanha por “razões de segurança”.

Na altura e numa aparente demonstração de apoio a estas ações, o ex-presidente Trump publicou uma mensagem nas redes sociais a dizer “I love Texas” (Amo o Texas), ao lado de imagens que mostram o autocarro de campanha do rival a ser assaltado por apoiantes do Republicano.

Três ocupantes do autocarro, incluindo a antiga legisladora democrata Wendy Davis, processaram os participantes do “comboio Trump”, como foram chamadas as pessoas que cercaram o autocarro democrata, por intimidação política.

Christina Beeler, advogada do Projeto de Direitos Civis do Texas e representante dos queixosos, disse ao jornal The Texas Tribune que estavam satisfeitos por o júri ter ordenado indemnizações punitivas, “numa mensagem ao público de que as ameaças, a intimidação e a violência não têm lugar nas eleições norte-americanas”.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.