Donald Trump vence no Arizona

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu no Arizona, triunfando em todos os estados considerados decisivos na corrida à Casa Branca.

© Facebook de Donald J. Trump

O Arizona junta-se aos restantes ‘swing states’ destas eleições – Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte e Nevada – onde Trump também venceu nas eleições de terça-feira, com 312 votos eleitorais contra os 226 da candidata democrata e vice-presidente, Kamala Harris.

Trump inverte assim o resultado obtido no Arizona em 2020, quando o Presidente do país, Joe Biden, venceu por 10.457 votos na batalha eleitoral mais renhida entre os estados desse ano.

O Arizona é historicamente de tendência republicana – a vitória de Biden foi a segunda de um candidato democrata nos últimos 28 anos – mas o rápido crescimento da população latina e as divisões no seio dos republicanos nesse estado complicaram a reconquista.

Desde a última vitória de Trump no Arizona (2016), o partido Democrata conseguiu eleger a governadora, Katie Hobbs, dois senadores e outros altos cargos estaduais.

Tanto Trump como Kamala visitaram a fronteira entre este estado e o vizinho México durante a campanha para tentar angariar eleitores.

Últimas de Política Internacional

A Alemanha terá eleições antecipadas a 23 de fevereiro de 2024, de acordo com informações avançadas por vários meios de comunicação alemães, que citam fontes dos grupos parlamentares do Partido Social Democrata (SPD) e da União Democrata-cristã (CDU).
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anunciou hoje uma sessão plenária extraordinária na próxima terça-feira em Bruxelas, para assinalar os 1.000 dias de guerra na Ucrânia causada pela invasão russa.
O vice-primeiro-ministro do Irão afirmou hoje que “o mundo espera” que o Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, “acabe de imediato” com os conflitos no Médio Oriente, classificando os ataques israelitas como “terrorismo organizado”.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, falou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre “a ameaça iraniana”, naquela que é já a terceira conversa entre ambos desde as eleições de 05 de novembro.
O governo valenciano recusou hoje demitir-se na sequência das críticas à resposta regional às inundações de 29 de outubro e prometeu focar-se na reconstrução, num momento em que o número de vítimas mortais subiu para 222.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu no Arizona, triunfando em todos os estados considerados decisivos na corrida à Casa Branca.
O presidente norte-americano, Joe Biden, vai receber Donald Trump, que lhe sucederá em janeiro na Casa Branca, na quarta-feira, às 16:00 locais, no Salão Oval, anunciou hoje a sua porta-voz Karine Jean-Pierre.
Pelo menos três mortos e 66 pessoas ficaram feridas durante confrontos entre manifestantes e a polícia na quinta-feira, oitavo dia das greves convocadas por Venâncio Mondlane, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM), maior unidade do país.
Várias pessoas foram hoje detidas no centro de Maputo na sequência de pilhagens a lojas num centro comercial no centro de Maputo, palco de manifestações a contestar os resultados das eleições gerais.
O republicano será o 47.º presidente dos EUA e apenas o segundo na História do país a ser reeleito para um segundo mandato não consecutivo (não acontecia desde o século XIX).