PJ deteta 106 mil euros sem justificação nas contas de autarca do PS

Nas contas do autarca socialista Patrocínio Azevedo, detido no âmbito da Operação Babel, em 2023, foram identificados depósitos no valor de 106 mil euros, incompatíveis com os seus rendimentos legais declarados ao Fisco entre 2018 e o ano da sua detenção.

© Facebook de Patrocínio Azevedo

A análise, realizada pelo Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) da Polícia Judiciária, abrangeu nove contas bancárias pertencentes ao antigo vice-presidente da Câmara de Gaia.

O Ministério Público (MP) requereu a liquidação de 42,5 milhões de euros a cinco arguidos e oito empresas acusadas de corrupção no setor urbanístico em Gaia. Para assegurar o ressarcimento do património incongruente em caso de condenação, foram decretados o arresto de contas e bens dos visados.

Há cerca de 15 dias, o DIAP Regional do Porto apresentou ao Tribunal de Gaia um requerimento onde constam os rendimentos detalhados de Patrocínio Azevedo e da sua esposa, bem como os depósitos realizados nas contas do casal.

“O arguido Patrocínio Azevedo possuiu, assim, um património no valor de 106.588,16 euros, incompatível com os seus rendimentos lícitos e fiscalmente comprovados, apurado através da dedução do seu rendimento legal à totalidade do seu património”, pode-se ler no documento.

O MP suspeita que os depósitos e transferências não justificadas tenham origem em atividades ilícitas atribuídas ao antigo vice-presidente do Partido Socialista, acusado de cinco crimes de corrupção passiva, um de participação económica em negócio, um de tráfico de influência, quatro de recebimento ou oferta indevidos de vantagem e um de branqueamento de capitais.

O promotor imobiliário Paulo Malafaia também foi indiciado pelos mesmos crimes. O MP ordenou o arresto de saldos nas 77 contas bancárias controladas por Malafaia, além de veículos de luxo, incluindo um Porsche, um Jaguar e um Aston Martin avaliado em mais de 70 mil euros.

Patrocínio Azevedo e Paulo Malafaia estão em prisão preventiva desde maio de 2023. Estima-se que o autarca do Partido Socialista tenha recebido cerca de 125 mil euros em dinheiro, além de outros valores não apurados pela investigação e também terá aceite quatro relógios de luxo avaliados em aproximadamente 13 mil euros.

Últimas do País

O ex-motorista do antigo ministro Eduardo Cabrita foi condenado a 14 meses de prisão com pena suspensa pelo atropelamento mortal de um trabalhador na A6. O acidente ocorreu enquanto o arguido seguia numa faixa da autoestrada. A sentença foi proferida após seis semanas de julgamento.
A GNR deteve 13 homens e três mulheres nos concelhos de Aljustrel e Alcácer do Sal por suspeita de crimes de tráfico de droga no âmbito de uma investigação que durava há cerca de dois anos.
A nova unidade hospitalar vai dar apoio ao Hospital Amadora-Sintra, um dos maiores na região de Lisboa e Vale do Tejo, passando a atender os casos não urgentes no serviço de urgência.
Um incêndio agrícola que deflagrou hoje no concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre, está a ser combatido por 105 operacionais apoiados por 24 veículos e sete meios aéreos, disse fonte da Proteção Civil.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) contrariou hoje a Lactogal relativamente à classificação dos resíduos em causa nas descargas no rio Onda e defendeu a necessidade de uma fiscalização rigorosa e de procedimentos legais exigentes.
A PJ deteve hoje cinco funcionários públicos dos portos de Setúbal e Sines, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga que já tinha levado à detenção de dois funcionários da Autoridade Tributária (AT) em fevereiro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que apreendeu 18 veículos de animação turística, conhecidos por tuk-tuk, em Lisboa e Sintra, que eram conduzidos com recurso a falsificação de documentos e matrículas falsas.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens suspeitos de matar uma pessoa em Mangualde, na sexta-feira, afirmou hoje aquela força de investigação criminal.
A CP - Comboios de Portugal disse hoje que a carreira 201 da Carris foi reforçada, devido à suspensão da circulação ferroviária na Linha de Cascais, entre Algés e Cais do Sodré.
A área ardida este ano quase que triplicou em relação ao mesmo período de 2024 e o número de incêndios rurais aumentou 68%, segundo as estatísticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).