PJ deteta 106 mil euros sem justificação nas contas de autarca do PS

Nas contas do autarca socialista Patrocínio Azevedo, detido no âmbito da Operação Babel, em 2023, foram identificados depósitos no valor de 106 mil euros, incompatíveis com os seus rendimentos legais declarados ao Fisco entre 2018 e o ano da sua detenção.

© Facebook de Patrocínio Azevedo

A análise, realizada pelo Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) da Polícia Judiciária, abrangeu nove contas bancárias pertencentes ao antigo vice-presidente da Câmara de Gaia.

O Ministério Público (MP) requereu a liquidação de 42,5 milhões de euros a cinco arguidos e oito empresas acusadas de corrupção no setor urbanístico em Gaia. Para assegurar o ressarcimento do património incongruente em caso de condenação, foram decretados o arresto de contas e bens dos visados.

Há cerca de 15 dias, o DIAP Regional do Porto apresentou ao Tribunal de Gaia um requerimento onde constam os rendimentos detalhados de Patrocínio Azevedo e da sua esposa, bem como os depósitos realizados nas contas do casal.

“O arguido Patrocínio Azevedo possuiu, assim, um património no valor de 106.588,16 euros, incompatível com os seus rendimentos lícitos e fiscalmente comprovados, apurado através da dedução do seu rendimento legal à totalidade do seu património”, pode-se ler no documento.

O MP suspeita que os depósitos e transferências não justificadas tenham origem em atividades ilícitas atribuídas ao antigo vice-presidente do Partido Socialista, acusado de cinco crimes de corrupção passiva, um de participação económica em negócio, um de tráfico de influência, quatro de recebimento ou oferta indevidos de vantagem e um de branqueamento de capitais.

O promotor imobiliário Paulo Malafaia também foi indiciado pelos mesmos crimes. O MP ordenou o arresto de saldos nas 77 contas bancárias controladas por Malafaia, além de veículos de luxo, incluindo um Porsche, um Jaguar e um Aston Martin avaliado em mais de 70 mil euros.

Patrocínio Azevedo e Paulo Malafaia estão em prisão preventiva desde maio de 2023. Estima-se que o autarca do Partido Socialista tenha recebido cerca de 125 mil euros em dinheiro, além de outros valores não apurados pela investigação e também terá aceite quatro relógios de luxo avaliados em aproximadamente 13 mil euros.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) convocou hoje uma concentração em frente ao Ministério das Finanças em 31 de janeiro para exigir a publicação do despacho, referente a 2024, para a passagem à pré-aposentação dos profissionais.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) respondia a questões levantadas na Comissão de Saúde, onde foi ouvido a pedido do CHEGA sobre "mortalidade fetal e infantil, quando afirmou que faltam especialistas no Serviço Nacional de Saúde e defendeu "um verdadeiro plano" para atrair médicos, especialmente de Medicina Geral e Familiar e de Ginecologia Obstetrícia.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) estima avançar com a renovação de 700 pedidos de Autorização de Residência para imigrantes na Madeira até junho, indicou hoje o presidente da instituição, Pedro Portugal Gaspar.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens por suspeitas de criação de identidades falsas e empresas fictícias para abertura de contas bancárias, anunciou hoje esta polícia.
A taxa de mortalidade em Setúbal é superior à media europeia e contrasta com a situação de Portugal, que está entre os melhores países da Europa, alertou hoje o bastonário da Ordem dos Médicos.
Uma mulher de 20 anos foi detida pela Polícia Judiciária (PJ), depois de alegadamente ter tentado matar a filha bebé, quando esta se encontrava internada no Hospital Pediátrico de Coimbra, revelou hoje esta força policial.
Os relatórios sobre a sustentabilidade da Segurança Social associados às propostas de Orçamento do Estado desde 2018 não permitem avaliar o impacto nas contas públicas devido a falhas e deficiências que prejudicam a fiabilidade das projeções, alerta o TdC.
A Ordem dos Enfermeiros defendeu hoje a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para analisar detalhadamente as causas do aumento dos óbitos fetais e neonatais, afirmando que interpretações simplistas não contribuem para resolver os desafios estruturais na saúde.
Mais pessoas sem dinheiro para ir ao dentista, com maior perda de dentes e piores hábitos de higiene oral são as conclusões do Barómetro da Saúde Oral 2024 divulgado hoje pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
O homem suspeito de ferir a tiro duas jovens em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, em agosto do ano passado, foi acusado de tentativa de homicídio, violação e rapto e outros crimes, anunciou o Ministério Público.