Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja encerrados entre terça e quarta-feira

O Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja vão estar encerrados entre as 08:00 de terça-feira e as 08:00 de quarta-feira, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

© D.R.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSBA informou que “por dificuldades na elaboração das escalas médicas, a urgência” daquela unidade de saúde irá funcionar “com constrangimentos nos próximos dias”.

Entre eles está o encerramento do Serviço de Urgência Pediátrica e do Bloco de Partos, entre as 08:00 do dia 31 deste mês (terça-feira) e as 08:00 de dia 01 de janeiro de 2025 (quarta-feira), precisou.

Já o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de adultos “receberá apenas doentes referenciados (encaminhados pelo CODU/ INEM, SNS24 ou outros médicos)”, entre as 20:00 de quarta-feira (01 de janeiro de 2025) e as 08:00 de quinta-feira (02 de janeiro de 2025).

Os constrangimentos afetam também o Serviço de Urgência Básico de Moura que estará encerrado entre as 08:00 deste domingo e as 08:00 de segunda-feira, indicou.

No comunicado, a ULSBA apelou aos utentes para contactarem a linha de apoio do SNS24 (808 242424) ou 112 (em caso de urgência), antes de recorrerem às urgências hospitalares, para garantir uma correta orientação “de acordo com o grau de gravidade da situação”.

Lembrou ainda que “sempre que possível [o utente] deve recorrer aos cuidados de saúde primários que, nos dias 31 de dezembro e 01 janeiro, estarão a funcionar em regime de consulta aberta, das 08:00 às 20:00, em Beja, e, das 08:00 às 13:00, nos Centros de Saúde de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Também em comunicado divulgado hoje a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) revelou que o Serviço de Urgência Polivalente do Hospital de Évora está a funcionar com equipa reduzida na especialidade de Medicina Interna, entre as 12:00 de hoje e até às 09:00 de segunda-feira.

Esta situação, segundo a ULSAC, deverá “resultar em tempos de espera mais longos”.

Na mesma nota, a ULSAC realçou que os utentes devem ligar para a linha de saúde 24 ou recorrer à Consulta de Doença Aguda da sua Unidade de Saúde, para casos não emergentes, estando em funcionamento os Serviços de Urgência Básica de Estremoz, Montemor-o-Novo e o Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas.

Últimas do País

O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.
Cento e dois operacionais combatem hoje um incêndio em Alvarenga, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O Tribunal de Évora marcou hoje para 14 de julho a leitura da sentença do ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na Autoestrada 6 (A6).
Cerca de 17% dos jovens dos 15 aos 34 anos (16,8%) abandonaram pelo menos um nível de escolaridade não concluído e metade destes abandonou um curso de ensino superior, segundo dados, esta segunda-feira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado alertou hoje para a possibilidade de encerramento de conservatórias por falta de trabalhadores e para o aumento de pedidos de nacionalidade provocados por eventuais alterações à lei.
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, esclareceu hoje que a proibição do uso do telemóvel vai aplicar-se a alunos do primeiro e segundo ciclo, que frequentem estabelecimentos de ensino públicos e privados.
O transporte aéreo de emergência vai ser garantido a partir de terça-feira com quatro helicópteros da Força Aérea 24 horas/dia e dois da empresa que ganhou o concurso (Gulf Med), que apenas voarão 12 horas/dia, esclareceu esta segunda-feira o INEM.
Os motoristas de transportes em veículos descaracterizados (TVDE) de norte a sul do país, estão a ser mobilizados para uma paralisação nacional contra a tarifa imposta pela Uber.
Mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).