Rússia corta gás à Europa a partir de quarta-feira e fomenta subida dos preços

A gigante estatal russa Gazprom vai cortar o fornecimento de gás à Europa através da Ucrânia já na quarta-feira, confirmou hoje o regulador nacional do setor, tornando quase certo um aumento dos preços atuais.

© D.R.

De acordo com a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), a GTSOU colocou no seu site uma previsão de zero metros cúbicos (m3) de volume de distribuição a partir de quarta-feira, 1 de janeiro, confirmando assim que vai cortar os fornecimentos à Europa através de uma rota que incluía a Ucrânia.

A decisão marca o fim de um contrato de 2019 entre a Gazprom, o gigante estatal russo de gás, e vários países europeus, incluindo a Eslováquia, Moldávia e Hungria, através de uma rede de gasodutos em solo ucraniano, que continuou a funcionar apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022.

Hoje, ainda segundo a AFP, o preço do gás na Europa atingiu e ultrapassou a marca dos 50 euros por megawatt-hora pela primeira vez em mais de um ano, impulsionado pelo fim deste acordo, mas também pelo inverno frio.

Depois de ter atingido inicialmente este limiar simbólico e de ter recuado, o contrato de futuros holandês TTF, considerado como a referência europeia para o gás natural, ultrapassou-o finalmente um pouco mais tarde na sessão.

Por volta das 15:35 GMT (16:35 em Paris), subia quase 5% para 50,430 euros por megawatt-hora (MWh), o seu nível mais elevado desde outubro de 2023.

Desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, a UE reduziu a sua exposição ao gás russo, mas, segundo Christoph Halser, analista da Rystad Energy, este recurso continuará a representar 14% do seu consumo total em 2024, contra 12% no ano passado.

Neste contexto, “um inverno mais frio do que o previsto ou novos atrasos nos projetos de gás natural líquido” poderão conduzir, a curto prazo, a preços de cerca de 60 euros por megawatt-hora, segundo Daniela Sabin Hathorn, analista da Capital.com, citada pela AFP.

De acordo com o Instituto de Estudos Energéticos de Oxford, as consequências desta interrupção vão incluir uma diminuição acelerada das reservas europeias e uma pressão no sentido da subida dos preços do gás.

As baixas temperaturas registadas desde o final de outubro já incentivaram o recurso ao aquecimento e a falta de sol e de vento levou a uma maior proporção de eletricidade produzida a partir do gás natural.

De acordo com a plataforma europeia Aggregated Gas Storage Inventory (AGSI), as reservas médias de gás na União Europeia (UE) são de cerca de 73%, muito abaixo dos 86% registados em 2023.

Últimas do Mundo

Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.