Coreia do Norte lança míssil durante visita de Antony Blinken a Seul

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direção ao mar do Japão, anunciou o exército sul-coreano, no dia da visita do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, a Seul.

© D.R.

“A Coreia do Norte lançou um míssil balístico desconhecido em direção ao mar do Leste [o nome dado na península coreana ao mar do Japão]”, informou o Estado-Maior Conjunto (JCS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul.

O JCS acrescentou que o míssil foi disparado de uma área perto da capital norte-coreana, Pyongyang, mas não revelou mais detalhes por ainda estar a aguardar os resultados de uma análise ao lançamento.

Os militares sul-coreanos reforçaram a vigilância em preparação para possíveis lançamentos adicionais e estão a partilhar informações sobre o míssil com os Estados Unidos e o Japão, acrescentou o JCS.

Este é o primeiro teste de mísseis da Coreia do Norte desde uma salva de mísseis balísticos de curto alcance lançada em 06 de novembro, poucas horas antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Na semana passada, a Coreia do Norte testou aquele que disse ser um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido, o mais avançado do arsenal de Pyongyang.

Também o Ministério da Defesa japonês anunciou, na rede social X, que detetou um lançamento de míssil por parte da Coreia do Norte, que terá caído por volta das 12:12 locais (04:12 em Lisboa) fora da Zona Económica Exclusiva do Japão.

O Governo japonês formou uma equipa especial para recolher informações e estudar possíveis danos, disse o porta-voz do Executivo, Yoshimasa Hayashi.

Blinken é esperado hoje na Coreia do Sul, em plena crise política no país asiático, anunciaram na sexta-feira Washington e Seul.

A visita faz parte de uma digressão, provavelmente a última, que levará Blinken também ao Japão e a França, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

Na Coreia do Sul, lê-se ainda na nota, Blinken pretende “reafirmar a aliança inquebrável” entre os dois países e discutir formas de “reforçar os trabalhos fundamentais para promover uma região do Indo-Pacífico livre, aberta e próspera”.

Blinken vai ser recebido pelo homólogo sul-coreano, Cho Tae-yul, para discutir “a aliança entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, a cooperação entre Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, as questões relacionadas com a Coreia do Norte e os desafios regionais e globais”, declarou na sexta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano.

A Coreia do Sul é um aliado crucial de Washington na região, mas o país está mergulhado num caos político desde que o Presidente Yoon Suk-yeol declarou lei marcial a 03 de dezembro.

Yoon foi destituído pelo Parlamento sul-coreano a 14 de dezembro e aguarda uma decisão do Tribunal Constitucional até junho sobre a sua reintegração ou destituição definitiva.

Últimas do Mundo

A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.
Pelo menos 128 pessoas morreram em consequência do incêndio que devastou um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira, de acordo com o balanço atualizado esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas autoridades locais, que deram conta ainda da existência de 79 feridos.
Famílias imigrantes estão a viajar propositadamente para deixar adolescentes em instituições espanholas e aceder a benefícios públicos — um esquema que já envolve dezenas de casos e redes organizadas. O CHEGA avisa que Portugal “pode ser o próximo alvo” se não fechar urgentemente brechas legais semelhantes.
A Disney retirou pela primeira vez desde 2019 qualquer referência a “diversidade”, “equidade” ou “inclusão” dos seus relatórios oficiais, marcando um recuo histórico na estratégia ideológica que dominou a empresa nos últimos anos. Para o CHEGA, esta mudança demonstra que “o público está farto de propaganda disfarçada de entretenimento”.
A procuradora federal de Washington D.C. acusou hoje o suspeito do ataque contra dois agentes perto da Casa Branca de três crimes de tentativa de homicídio e um de posse ilegal de arma de fogo.