Coreia do Norte lança míssil durante visita de Antony Blinken a Seul

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direção ao mar do Japão, anunciou o exército sul-coreano, no dia da visita do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, a Seul.

© D.R.

“A Coreia do Norte lançou um míssil balístico desconhecido em direção ao mar do Leste [o nome dado na península coreana ao mar do Japão]”, informou o Estado-Maior Conjunto (JCS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul.

O JCS acrescentou que o míssil foi disparado de uma área perto da capital norte-coreana, Pyongyang, mas não revelou mais detalhes por ainda estar a aguardar os resultados de uma análise ao lançamento.

Os militares sul-coreanos reforçaram a vigilância em preparação para possíveis lançamentos adicionais e estão a partilhar informações sobre o míssil com os Estados Unidos e o Japão, acrescentou o JCS.

Este é o primeiro teste de mísseis da Coreia do Norte desde uma salva de mísseis balísticos de curto alcance lançada em 06 de novembro, poucas horas antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Na semana passada, a Coreia do Norte testou aquele que disse ser um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido, o mais avançado do arsenal de Pyongyang.

Também o Ministério da Defesa japonês anunciou, na rede social X, que detetou um lançamento de míssil por parte da Coreia do Norte, que terá caído por volta das 12:12 locais (04:12 em Lisboa) fora da Zona Económica Exclusiva do Japão.

O Governo japonês formou uma equipa especial para recolher informações e estudar possíveis danos, disse o porta-voz do Executivo, Yoshimasa Hayashi.

Blinken é esperado hoje na Coreia do Sul, em plena crise política no país asiático, anunciaram na sexta-feira Washington e Seul.

A visita faz parte de uma digressão, provavelmente a última, que levará Blinken também ao Japão e a França, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

Na Coreia do Sul, lê-se ainda na nota, Blinken pretende “reafirmar a aliança inquebrável” entre os dois países e discutir formas de “reforçar os trabalhos fundamentais para promover uma região do Indo-Pacífico livre, aberta e próspera”.

Blinken vai ser recebido pelo homólogo sul-coreano, Cho Tae-yul, para discutir “a aliança entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, a cooperação entre Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, as questões relacionadas com a Coreia do Norte e os desafios regionais e globais”, declarou na sexta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano.

A Coreia do Sul é um aliado crucial de Washington na região, mas o país está mergulhado num caos político desde que o Presidente Yoon Suk-yeol declarou lei marcial a 03 de dezembro.

Yoon foi destituído pelo Parlamento sul-coreano a 14 de dezembro e aguarda uma decisão do Tribunal Constitucional até junho sobre a sua reintegração ou destituição definitiva.

Últimas do Mundo

O Parlamento Europeu vai discutir um relatório que recomenda a proibição da utilização das redes sociais a menores de 13 anos e um limite mínimo de 16 anos, ainda que esta limitação esteja longe de reunir consenso.
Um professor galego condenado por abusar de forma sádica de uma aluna de 12 anos fugiu de Espanha e entrou em Cuba após atravessar Portugal, Brasil e Peru. A Polícia espanhola já o colocou na lista dos dez mais procurados e alerta para a sua alta perigosidade.
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu manter Jair Bolsonaro em prisão preventiva, decretada no sábado após o ex-Presidente tentar romper a pulseira eletrónica enquanto cumpria prisão domiciliária.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente os recentes raptos de centenas de crianças e professores em unidades educativas na Nigéria, reiterando que "as crianças nunca devem ser alvo de violência".
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, apresentou hoje a demissão numa carta enviada ao ministro da Justiça, depois de ter sido condenado a dois anos de suspensão do cargo de procurador, disseram fontes da Procuradoria.
A polícia catalã deteve em Barcelona um alegado médico que fornecia substâncias estupefacientes por via intravenosa num apartamento no bairro de Barceloneta, depois de um 'cliente' ter sofrido uma intoxicação.
O número de mortos no Vietname em uma semana de chuvas torrenciais que afetam o país subiu hoje para 90, contra 55 vítimas mortais registadas na véspera, enquanto 12 pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades.
A ausência de avanços no abandono dos combustíveis fósseis, o aumento do financiamento à adaptação e a criação de um mecanismo para a transição justa marcaram a COP30 que terminou sábado em Belém.
A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.