Primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anuncia a sua demissão

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou hoje a sua demissão, indicando que se manterá no cargo até que o seu partido escolha um sucessor.

© Facebook de Justin Trudeau

“Tenciono demitir-me do cargo de líder do partido e de primeiro-ministro assim que o partido tiver escolhido o seu próximo líder”, disse aos jornalistas na capital, Otava.

Quase dez anos depois de ter chegado ao poder, Justin Trudeau, 53 anos, estava sob pressão há semanas, com a aproximação das eleições gerais numa altura em que o Partido Liberal do Canadá (PLD) está mal colocado em diversas sondagens.

Últimas de Política Internacional

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou hoje a sua demissão, indicando que se manterá no cargo até que o seu partido escolha um sucessor.
O Presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, confiou hoje ao líder do Partido da Liberdade (FPÖ, direita radical), Herbert Kickl, a tarefa de formar um governo, depois do fracasso das negociações entre conservadores, sociais-democratas e centristas no fim de semana.
A procuradoria-geral do Azerbaijão disse hoje que a Rússia prometeu identificar e punir os envolvidos na queda de um avião comercial do Azerbaijão na quarta-feira, que Baku acredita ter sido atingido por fogo russo.
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, afirmou que a Rússia se opõe a um possível envio de um contingente europeu de paz para a Ucrânia em caso de paz com Moscovo.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a nomeação do empresário do ramo da venda de automóveis John Arrigo como novo embaixador norte-americano em Portugal.
A presidente do México Claudia Sheinbaum prometeu segunda-feira que chegará a acordo com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, perante a intenção do republicano de designar os cartéis mexicanos do narcotráfico como terroristas.
A Comissão Eleitoral Central (CEC) da Bielorrússia registou hoje o Presidente Alexander Lukashenko como candidato presidencial para as eleições de 26 de janeiro próximo, apresentando-se, assim, a um sétimo mandato, segundo a agência noticiosa bielorrussa BELTA.
O novo líder da Síria, Ahmad al-Charaa, garantiu hoje que o seu país deixará de exercer uma influência negativa no Líbano e respeitará a soberania do país vizinho.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse hoje que, “um dia”, a Ucrânia fará parte da União Europeia (UE), com o Presidente ucraniano a pedir-lhe “união com os Estados Unidos” no apoio contra a Rússia.
A Assembleia Legislativa (AL) de Macau aprovou hoje por unanimidade a alteração ao estatuto dos funcionários públicos, que pune com a demissão trabalhadores considerados desleais ao território e à China.