Donald Trump visita zonas devastadas por furacões e incêndios

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desloca-se hoje ao estado da Carolina do Norte, arrasado por furacões, e a Los Angeles, devastada por incêndios florestais, duas áreas ensombradas pelas respostas políticas a desastres naturais.

©Facebook.com/DonaldTrump

O Presidente republicano criticou o anterior líder, Joe Biden, pela reação da sua Administração na Carolina do Norte, assim como desdenhou dos líderes democratas da Califórnia pelas políticas hídricas que, segundo Trump, agravaram os recentes incêndios.

Trump está também a ponderar rever o financiamento da Agência Federal de Gestão de Emergências.

Alguns dos seus aliados conservadores propuseram a redução do montante que a agência reembolsa aos estados para fazer face a inundações, furacões, tornados e outras calamidades.

A Casa Branca convocou os membros do Congresso da Califórnia, incluindo os democratas, para uma reunião num hangar de aviões em Santa Mónica durante a visita de Trump, disse uma fonte não identificada à Associated Press.

A reunião poderá vir a ser polémica, se dela resultar algum sinal de alteração da assistência federal em caso de catástrofes, como estratégia para persuadir a Califórnia a alterar as suas políticas em matéria de água.

“Acho que não devemos dar nada à Califórnia até que eles deixem a água correr”, afirmou Donald Trump numa entrevista ao canal Fox News, na quarta-feira, sugerindo ainda a transferência de mais responsabilidade para os estados individuais na gestão de desastres.

“O sul da Califórnia e a Califórnia sempre estiveram lá para outras regiões do país em tempos de crise, e esperamos que o nosso país esteja lá para nós” agora, disse o senador Alex Padilla, um democrata do estado, esta semana.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.