Doze distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo em Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para 12 o número de distritos de Portugal continental que vão estar nos próximos dias sob aviso laranja devido ao mau tempo.

© D.R.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de domingo e as 06:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, segundo um comunicado do IPMA.

A agitação marítima nesta região, alerta o IPMA, apresenta ondas de quadrante oeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir 11 metros.

Braga e Viana do Castelo também estão sob aviso laranja por causa da chuva forte entre as 18:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira, além de Vila Real.

O IPMA prevê ainda “precipitação persistente, por vezes forte”, em Viseu, entre as 00:00 e 03:00 de segunda-feira, e em Coimbra entre as 00:00 e 06:00 do mesmo dia.

Lisboa, Leiria e Coimbra acionam o aviso laranja entre as 00:00 de segunda-feira e as 06:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, sendo que Faro e Beja emitem apenas a partir das 06:00 de segunda-feira até às 06:00 do dia seguinte.

Aveiro e Setúbal também ativam o aviso laranja, com o distrito do Norte do país a acioná-lo a partir das 21:00 de domingo até às 06:00 de terça-feira e o do Sul a partir das 00:00 de domingo e as 06:00 de terça-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Últimas do País

A Comissão de Utentes da Saúde de Braga alertou hoje que vários utentes oncológicos do Hospital de Braga estão sem medicamentos desde quinta-feira, mas o hospital nega "rutura de fármacos" e diz que há "apenas uma gestão criteriosa".
As águas estão a baixar consideravelmente no vale do Mondego, mas ainda vai demorar algumas semanas até a situação normalizar, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, José Veríssimo.
A Casa do Douro alertou hoje para a “situação de emergência vívida” nesta região, onde o mau tempo destruiu vinhas, derrubou muros e taludes e pediu apoios urgentes para os viticultores, independentemente do município.
Um homem, de 34 anos, morreu hoje no hospital Amadora-Sintra, depois de ter dado entrada durante a madrugada com ferimentos de arma de fogo, juntamente com um jovem de 16 anos, após confrontos na Cova da Moura.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) avançou este sábado ter participados mais de 100 mil sinistros, metade dos quais comunicados na ultima semana, referindo que desde a primeira hora as seguradoras estão no terreno das zonas afetadas.
A situação de calamidade decretada pelo Governo a 29 de janeiro nas zonas mais afetadas pela depressão Kristin, e duas vezes prolongadas após novas tempestades, termina hoje, bem como a isenção das interrupções.
A Proteção Civil registou hoje, até às 18h00, 377 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa que está a afetar o território de Portugal continental.
As urnas nas 20 freguesias e secções de voto onde a votação da segunda volta das eleições presidenciais foi adiada para hoje abrirem todos sem problemas, disse à agência Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Os prejuízos provocados pelo mau tempo nos dez municípios da Região de Leiria devem ultrapassar os mil milhões de euros, estimou esta sexta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, Jorge Vala.
A intervenção da Segurança Social no âmbito das tempestades, com a mobilização de mais de 200 técnicos do Instituto da Segurança Social (ISS), deu apoio a 1.537 pessoas desalojadas, foi hoje anunciado.