PSI a verde com Mota-Engil e CTT a liderar os ganhos

A bolsa de Lisboa negociava hoje em alta, com as ações da Mota-Engil e dos CTT a liderarem os ganhos, a subirem 1,76% para 2,89 euros e 1,34% para 6,03 euros.

© CTT Image Archive

Cerca das 9h35 em Lisboa, o PSI mantinha a tendência da abertura e subia 0,38% para 6.491,61 pontos, com sete ‘papéis’ a subir e oito a descer a cotação.

Às ações da Mota-Engil e dos CTT seguiam-se as da Jerónimo Martins, BCP e NOS, que se valorizavam 0,52% para 19,15 euros, 0,49% para 0,50 euros e 0,44% para 3,41 euros.

Com a mesma tendência, as ações da Ibersol e Sonae avançavam 0,24% para 8,48 euros e 0,22% para 0,90 euros.

Em sentido contrário, as ações da Corticeira Amorim, Semapa e Altri desciam 0,95% para 8,37 euros, 0,53% para 15,00 euros e 0,43% para 5,76 euros.

As ações da Galp, Navigator e REN caíam 0,35% para 15,83 euros, 0,23% para 3,51 euros e 0,21% para 2,39 euros,

As outras duas ações que desciam de cotação eram as da EDP Renováveis e da EDP que desciam 0,06% para 8,84 euros e 0,03% para 3,03 euros.

As principais bolsas europeias negociavam ‘a vermelho’ atentas às notícias sobre a política tarifária do Presidente dos EUA, Donald Trump.

Depois das quedas de cerca de 1% registadas na segunda-feira, os mercados europeus mantinham hoje a tendência, apesar da decisão do Presidente norte-americano de adiar por um mês as tarifas contra o Canadá e o México, depois de obter compromissos de última hora sobre questões fronteiriças com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e a Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Tanto Sheinbaum como Trudeau comprometeram-se a enviar 10.000 soldados para as suas fronteiras para combater a entrada de droga e de imigrantes para os EUA, bem como a corrigir o défice comercial, dois aspetos que eram fundamentais para Trump.

No caso das tarifas de 10% sobre a China, que entraram em vigor apesar de Trump planear falar com o Presidente chinês Xi Jinping nas próximas horas, os EUA receberam uma resposta de Pequim sob a forma do anúncio das suas próprias tarifas contra os EUA.

A bolsa em Wall Street fechou em baixa na segunda-feira, embora tenha moderado as perdas provocadas de manhã pela iminente guerra comercial dos Estados Unidos contra os seus principais parceiros, depois de se saber que as tarifas sobre o México serão adiadas por um mês.

Na agenda macroeconómica do dia, destaque esta tarde para a publicação nos EUA do relatório JOLTS relativo ao mês de dezembro, que quantifica a oferta de emprego no país e que é o primeiro relatório de emprego a ser divulgado nos EUA esta semana, sendo o mais relevante o relatório de emprego não agrícola relativo a janeiro, que será publicado pelo Departamento do Trabalho norte-americano na próxima sexta-feira.

No mercado das matérias-primas, o preço do petróleo Brent para entrega em abril, a referência na Europa, baixava, para 75,03 dólares, contra 75,96 dólares na segunda-feira.

O euro estava a subir, a cotar-se a 1,0328 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,0280 dólares na sexta-feira e 1,0218 dólares em 13 de janeiro, um mínimo desde 10 de novembro de 2022.

Últimas de Economia

Entre janeiro e setembro de 2025, 13.522 funcionários públicos aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), um número ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado. Contudo, o destaque vai para o aumento das pensões mais elevadas uma vez que, segundo dados publicados em Diário da República e revelados pelo Jornal de Notícias, 393 reformas superaram os 5.000 euros mensais brutos, mais 30 do que em 2024.
A contabilização de prestações como o apoio ao cuidador informal, o complemento por dependência e o Seguro Social Voluntário como rendimento está a levar à perda de apoios como o abono de família, segundo o Jornal de Notícias.
O preço do cabaz alimentar essencial, composto por 63 produtos, subiu cerca de 17 euros no último ano, atingindo agora um valor médio de 271 euros, de acordo com dados da DECO Proteste, citados pela SIC Notícias. A variação corresponde a um aumento de aproximadamente 2% face a agosto de 2024.
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 19.º mês consecutivo, para 1,39%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Ryanair vai reduzir em 16% a operação em Espanha durante o inverno, o que inclui fechar a base de Santiago de Compostela e deixar de voar para Vigo (ambos na Galiza), anunciou hoje a companhia aérea irlandesa.
As renegociações de crédito à habitação caíram em julho para 346 milhões de euros, num recuo de 32,4% em termos homólogos, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
Os preços da produção industrial homólogos aumentaram, em julho, 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), com Portugal, em contraciclo, a apresentar o terceiro maior recuo (-3,6%), divulga hoje o Eurostat.
Os aeroportos poderão novamente sofrer perturbações a partir desta quarta-feira, quando se inicia uma greve, que se irá prolongar até janeiro, de dois sindicatos da Menzies, empresa que trata dos serviços de assistência em terra ('handling').
Os jovens diplomados do ensino superior que ainda não estão a beneficiar da devolução das propinas vão poder receber o prémio de valorização das qualificações, mas terão de escolher entre esse apoio ou o IRS Jovem.
O prémio salarial atribuído aos jovens trabalhadores como forma de devolução das propinas, relativo aos pedidos apresentados no ano de 2024, vão ser pagos no final da segunda semana de setembro, divulgou ontem a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).