Trump anuncia substituição de chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a substituição do chefe do Estado-Maior do Exército norte-americano, pondo fim ao mandato de Charles Brown após um ano e quatro meses no cargo.

© Facebook de Donald J. Trump

“Gostaria de agradecer ao general Charles Brown pelos seus mais de 40 anos de serviço”, escreveu na sexta-feira Donald Trump na rede social Truth Social, da qual é proprietário.

Um “líder extraordinário”, afirmou ainda sobre Brown, nomeado chefe do Estado-Maior do Exército pelo ex-presidente Joe Biden em 2023.

Donald Trump nomeou Charles Brown para chefiar a Força Aérea no final do primeiro mandato como Presidente, tornando-se no primeiro afro-americano a ocupar o cargo.

Mas o republicano prometeu mudanças no regresso à Casa Branca, afastando vários altos funcionários, incluindo alguns em posições tradicionalmente estáveis, mesmo no caso de mudanças políticas.

O secretário da Defesa de Donald Trump, Pete Hegseth, já tinha sugerido num podcast, antes da tomada de posse, que Charles Brown deveria ser despedido, bem como outros oficiais militares “envolvidos em políticas woke [corrente que levanta questões relativas à justiça social e racial]”.

O General Brown vai ser substituído por Dan Caine, militar da Força Aérea. É um “piloto experiente, perito em segurança nacional, empresário de sucesso, um ‘guerreiro’ com vasta experiência em operações especiais”, escreveu o Presidente norte-americano.

Juntamente com o secretário Pete Hegseth, Dan Caine vai ser responsável por “restaurar a paz através da força, colocar a América em primeiro lugar e reconstruir” as forças armadas, escreveu Trump na sexta-feira.

Últimas do Mundo

O Papa Francisco teve hoje alta, tendo deixado o Hospital Gemeli, em Roma, depois de 38 dias de internamento, em direção ao Vaticano.
O Papa Francisco vai receber alta hospitalar no domingo, após 37 dias de internamento no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, anunciou hoje um dos médicos que o acompanha.
O aeroporto londrino de Heathrow vai reabrir parcialmente hoje e deverá estar a funcionar em pleno no sábado, anunciou a administração, pedindo aos passageiros que confirmem os voos junto das respetivas companhias aéreas.
As autoridades brasileiras realizaram hoje uma operação policial contra um grupo dedicado ao tráfico internacional de armas suspeito de enviar cerca de duas mil espingardas para o Comando Vermelho, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro.
A Meta anunciou hoje a incorporação do seu 'chatbot' de inteligência artificial (IA) nas suas plataformas em 41 países europeus a partir desta semana, apesar dos "complexos sistemas regulatórios" da União Europeia.
O Comité de Ministros do Conselho da Europa recebeu 20 novos casos de Portugal em 2024 para supervisão de execução de decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, havendo casos pendentes há mais de cinco anos, incluindo urgentes.
O Centro Criptológico Nacional (CCN) espanhol admitiu ter gerido mais de 177 mil ciberataques em 2024, dos quais 382 foram considerados críticos, o que representa um crescimento de 64% face ao ano anterior.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ameaçou aplicar à Venezuela "sanções severas e crescentes", caso este país recuse um “fluxo consistente de voos de deportação” de venezuelanos dos Estados Unidos.
As deteções de drogas nas águas residuais na Europa apontam para um aumento dos consumos de cocaína, anfetaminas e sobretudo MDMA/ecstasy, com Lisboa como a cidade portuguesa em destaque, segundo um estudo hoje divulgado.
A Comissão Europeia vai apresentar hoje um novo livro branco para o setor da defesa com medidas para reforço da segurança da União Europeia, como colaboração na contratação pública e preferência para empresas e fornecedores do espaço comunitário.