Empresas na Alemanha anteveem descida do número de trabalhadores

Todos os setores de atividade na Alemanha pretendem reduzir o número de efetivos, segundo dados hoje divulgados pelo instituto alemão Ifo, agravando-se a tendência registada nos últimos meses.

© D.R.

Num comunicado hoje divulgado, o instituto alemão Ifo afirma que o barómetro do emprego recuou 0,4 pontos em fevereiro face a janeiro, para 93,0 pontos.

“A situação no mercado de trabalho mantém-se tensa”, afirmou o diretor de inquéritos da Ifo, Klaus Wohlrabe, citado no documento.

De acordo com o instituto, os fornecedores de serviços querem ser “um pouco mais restritivos no seu planeamento de pessoal nos próximos meses”, enquanto nas tecnologias houve uma travagem.

No comércio, “a situação continua difícil, com as empresas a procurarem uma redução do número de trabalhadores”, e na construção há “uma tendência média para menos funcionários”.

Últimas de Economia

No relatório "Reformas da Política Fiscal", a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) resume a trajetória das medidas fiscais introduzidas ou anunciadas pelos governos de 86 jurisdições em 2024, olhando para a realidade dos países da organização e de algumas economias "parceiras".
O objetivo destes empréstimos, disse o grupo BEI, é reduzir a fatura de energia e aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PME).
A agricultura portuguesa pode perder até 510 milhões de euros anuais devido à redução da produtividade e ao aumento de custos, com a decisão de Bruxelas proibir o uso de algumas substâncias ativas, revelou um estudo hoje divulgado.
O valor das rendas poderá aumentar 2,24% em 2026, abaixo dos 2,25% estimados no final de agosto, após uma revisão dos dados da inflação publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os viticultores do Alentejo registam uma quebra média de 30% da produção de uva, em alguns casos até de 40%, na época de vindimas deste ano, face a 2024, revelou hoje a associação técnica do setor.
A circulação nas quatro linhas do Metropolitano de Lisboa teve já início hoje de manhã, depois de o serviço não ter arrancado à hora habitual, às 06:30, devido à greve parcial de trabalhadores.
As exportações de bens recuaram 11,3% e as importações aumentaram 2,8% em julho, em termos homólogos, acumulando uma subida de 0,7% e 6,3% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
Os professores portugueses têm salários mais elevados do que a média dos trabalhadores com formação superior, mas perderam poder de compra na última década, segundo um relatório da OCDE divulgado hoje.
A circulação do metro de Lisboa está hoje de manhã suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores, prevendo-se a reabertura às 10:30, segundo a página da empresa na Internet.
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) apelou hoje a um orçamento da União Europeia (UE) "mais simples e mais inteligente" por atualmente ser difícil mobilizar verbas para circunstâncias imprevistas e emergências, como desastres ou guerra.