PJ detém homem procurado na Suécia por tráfico de droga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no aeroporto de Lisboa, um homem procurado na Suécia, por tráfico de estupefacientes e ligações a grupo criminoso a atuar naquele país, anunciou hoje a corporação.

© Facebook da PJ

Em comunicado, a PJ explicou que, na sexta-feira, “após se ter confirmado que o homem em causa se encontrava em Portugal, foi desencadeada uma operação policial no decurso da qual foi possível proceder à sua detenção, no Aeroporto Internacional de Lisboa, quando este se preparava para embarcar num voo com destino a um país da América Latina”.

O suspeito era alvo de um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades suecas, com quem a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ esteve em “estreita colaboração”, nos últimos dias.

Foram também efetuadas buscas à residência do suspeito, no Algarve, tendo em vista a apreensão de elementos de prova.

O detido será presente ao tribunal da relação competente, para ser apreciada a sua extradição para a Suécia.

Últimas do País

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Conselho Superior da Magistratura (CSM) terá de rever a pontuação dos currículos de sete juízes que concorreram aos tribunais da Relação no ano passado, confirmou o CSM à Lusa.
A PSP alertou hoje para os significados ocultos dos 'emojis' usados pelos jovens nas redes sociais, especialmente em conversas de teor sexual ou relacionadas com drogas, apelando aos pais e encarregados de educação atenção a esta realidade.
A Polícia Judiciária (PJ), em conjunto com outras autoridades portuguesas e espanholas, apreendeu um submarino com 6,5 toneladas de droga a cerca de 500 milhas dos Açores, com cinco pessoas a bordo.
Três pessoas morreram e 30 sofreram ferimentos graves em 2.518 acidentes registados pela PSP e Guarda Nacional Republicana (GNR) durante a campanha “Viajar sem pressa”, que decorreu entre os dias 18 e 24 de março.
A providência cautelar do primeiro-ministro contra os cartazes do CHEGA foi apresentada no dia 14 e a juíza recusou que a ação fosse decidida sem contraditório, como pretendia o autor, e notificou o partido no dia 20.
A estrutura que congrega os sindicatos e associações mais representativas das forças e serviços de segurança considerou hoje que o atual Governo não conseguiu dar resposta à falta de efetivos nas polícias e tornar a profissão mais atrativa.
O número de casos de tuberculose em menores de 15 anos aumentou 10% na região europeia em 2023, em comparação com o ano anterior, alertou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).
Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter foi hoje sentido com maior intensidade em Albufeira e Faro, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje para as burlas relacionadas com os investimentos em criptomoedas, que têm vindo a apresentar um crescimento significativo no universo da criminalidade.
O Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa considera que será possível o voto eletrónico à distância nas próximas eleições presidenciais, em 2026, defendendo a criação de um grupo de trabalho na Assembleia da República para desenvolver esta ferramenta.