Mais de metade da população adulta com excesso de peso ou obesidade

Mais de metade da população adulta em Portugal tinha excesso de peso ou obesidade em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.

© D.R.

Na véspera do Dia Mundial da Obesidade, o INE recordou que em 2022 o excesso de peso afetava 37,3% da população com mais de 18 anos e a obesidade 15,9%.

“A prevalência de obesidade era semelhante para ambos os sexos e afetava sobretudo as pessoas a partir dos 45 anos (19,3%), bem como a população com escolaridade até ao ensino básico (21,5%)”, sublinhou o Instituto.

A população com obesidade avaliava o seu estado de saúde como desfavorável com maior frequência (21,6%) do que a restante (13,2%), apresentando também mais dificuldade em caminhar ou subir escadas sem ajuda e em assegurar os cuidados pessoais.

Mais de metade (60%) da população adulta com obesidade sofria de doença crónica ou problema de saúde prolongado.

“A prática regular de exercício físico é mais frequente na população em geral do que na população com obesidade”, refere o INE.

A prevenção da obesidade poderia evitar as principais doenças crónicas das sociedades modernas, em que mais de metade das pessoas é obesa, alertou a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, numa posição divulgada por ocasião da efeméride que se assinala na terça-feira.

Últimas do País

Quase 80 mil urnas são colocadas na terra todos os anos sem que haja qualquer controlo oficial sobre os materiais usados, indicam profissionais do setor, que alertam para a contaminação de terras e águas.
A Proteção Civil alertou hoje para o elevado risco de galgamento das margens do rio Tejo e possíveis inundações, uma vez que os caudais deste rio deverão continuar a subir.
Portugal continental registou hoje, entre as 00:00 e as 13:00, mais de 470 ocorrências associadas à depressão Martinho, maioritariamente queda de árvores, com principal incidência na Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Coimbra, segundo a Proteção Civil.
As operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para Heathrow, em Londres, foram hoje retomadas, tendo sido apenas cancelado um voo, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.
A DECO PROteste alertou hoje para desigualdades no acesso ao medicamento em Portugal, apelando à revisão do sistema de comparticipação, que diz deixar desprotegidos cidadãos mais vulneráveis.
As matrículas para o ano letivo 2025/2026 arrancam a 22 de abril para o pré-escolar e primeiro ano do ensino básico e terminam a 22 de julho, com o ensino secundário, adiantou o Ministério da Educação.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, um homem de 48 anos, acompanhado de uma criança de seis, por suspeita de tráfico de menores e auxílio à imigração, foi hoje revelado.
As corporações de bombeiros voluntários vão passar a dispor de motociclos de emergência médica do INEM para uma deslocação mais rápida ao local do socorro, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
Um rapaz de 16 anos que foi detido por suspeita de roubos a estudantes em Aveiro vai aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, informou hoje a PSP.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje que os diplomas promulgados pelo Presidente da República que alteram o regime de dedicação plena e as estruturas remuneratórias, impedem a recuperação, até 2027, dos 20% do poder de compra perdido.