China elogia avanço da IA da DeepSeek e defende o seu modelo de fonte aberta

O porta-voz da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Lou Qinjian, destacou hoje as conquistas alcançadas pela empresa chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek e o seu impacto no setor tecnológico mundial.

© D.R.

Lou elogiou a sua abordagem de fonte aberta, afirmando que este modelo permite “uma maior contribuição da sabedoria chinesa para o mundo” e sublinhou que “existem múltiplos caminhos para o progresso tecnológico”.

O porta-voz destacou o papel central dos profissionais jovens e de meia-idade no desenvolvimento da DeepSeek, chamando-lhes “a espinha dorsal do avanço científico e tecnológico do país”.

A evolução da empresa reflete o crescimento da China como líder em IA e demonstra que “uma abordagem inovadora, centrada no bem-estar das pessoas, é a escolha certa”, apontou.

O sucesso da DeepSeek baseou-se num modelo aberto, em contraste com outras empresas que se basearam em sistemas fechados.

Lou comparou a sua evolução com a da indústria das telecomunicações, citando como as empresas com estratégias restritivas perderam relevância para as que adotaram plataformas abertas.

“O Symbian costumava dominar com um modelo fechado e entrou em declínio, enquanto o Android, através de código aberto, ganhou reconhecimento no mercado”, disse.

No entanto, o avanço da inteligência artificial não está isento de desafios. Lou reconheceu que esta tecnologia terá um impacto significativo nas relações de produção e levantará novas questões em termos de ética e moralidade.

Ele defendeu que a China atribui “grande importância à prevenção de riscos” e protege a privacidade dos dados “de acordo com a lei”.

Reiterou ainda a oposição do Governo chinês à “utilização excessiva da segurança nacional” como argumento para restringir o desenvolvimento tecnológico.

A expansão da DeepSeek gerou reações mistas a nível internacional. Enquanto o diretor executivo da Nvidia, Jensen Huang, sublinhou na semana passada a importância da sua inovação em modelos de raciocínio avançados, países como a Austrália proibiram a sua utilização em agências governamentais por razões de segurança.

A China propôs uma iniciativa global sobre inteligência artificial para evitar que “a inovação científica se torne num jogo exclusivo para os mais ricos”.

O desenvolvimento da inteligência artificial tornou-se nos últimos anos um ponto fulcral da concorrência tecnológica entre China e Estados Unidos.

Últimas do Mundo

Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.
A Polónia vai destacar cinco mil militares para os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia, a partir de segunda-feira até pelo menos até 5 de agosto, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.