Taiwan diz que vai aumentar despesas com Defesa face às ameaças da China

O ministro da Defesa de Taiwan afirmou hoje que o território está a planear aumentar as despesas militares, face à "rápida mudança da situação internacional e à escalada das ameaças dos adversários".

© D.R.

Wellington Koo não apresentou números, mas disse que o líder taiwanês, William Lai, está a trabalhar com o seu ministério tendo em conta as ameaças inimigas e as necessidades urgentes de prontidão, numa referência à intimidação por parte da China, que considera a ilha uma província sua.

“O aumento seria na proporção do orçamento da Defesa em relação ao PIB”, disse Koo, em comentários difundidos hoje pela imprensa local. Atualmente, Taiwan gasta cerca de 2,45% do seu produto interno bruto com as forças armadas.

“Ao mesmo tempo, em coordenação com a segurança nacional e a política externa, as forças armadas continuarão a aprofundar a cooperação com os Estados Unidos e outras nações aliadas, expandindo os intercâmbios militares multilaterais para defender conjuntamente a paz e a estabilidade regionais”, disse Koo.

Taiwan sofre uma ameaça crescente por parte da China, que envia regularmente caças e navios de guerra para zonas próximas da ilha. A China deverá anunciar o seu orçamento anual para a defesa na quarta-feira.

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua informou que o alto funcionário do regime chinês Wang Huning apelou a que a China tome a iniciativa nas relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan e impulsione a “reunificação da pátria”, durante uma reunião anual sobre o território.

Taipé condenou os exercícios militares da China na quinta-feira, depois de Pequim ter designado uma área para efetuar exercícios de tiro ao largo da costa sudoeste da ilha autónoma.

Além do equipamento mais recente, as forças armadas estão a procurar fundos para aumentar a retenção do pessoal de serviço através de salários mais altos e precisarão de fundos adicionais para acomodar um alongamento do serviço nacional obrigatório de quatro meses para um ano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também exigiu que a ilha, que depende dos EUA para grande parte do seu armamento de ponta, aumente as despesas com a Defesa para 10% do PIB, uma proporção muito superior à que os EUA ou qualquer um dos seus principais aliados gastam.

As ações da China também têm perturbado os seus vizinhos no mar do Sul da China e noutras partes do Indo-Pacífico.

Os dirigentes da Austrália e da Nova Zelândia afirmaram que a China deveria ter avisado com mais antecedência antes de a sua marinha ter efetuado uma série de exercícios de fogo real nos mares entre os dois países, no mês passado, obrigando voos civis a desviarem-se das suas rotas originais.

Últimas do Mundo

Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.