Polónia anuncia primeiro passo de deportação de criminosos estrangeiros

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, anunciou hoje que o primeiro passo na política de deportação de criminosos estrangeiros foi dado com um voo que transportou membros de "gangues georgianos".

© Facebook de Donald Tusk

“As deportações começaram. Estamos efetivamente a desmantelar gangues georgianos. Não há palavras, apenas ações”, declarou Tusk numa publicação nas redes sociais, onde anexou um vídeo do processo.

As imagens mostram membros da Guarda de Fronteira a transferir prisioneiros da cadeia para o que parece ser uma base militar. Abaixo é exibida uma foto de um avião da Força Aérea a descolar depois de os deportados embarcarem.

O vice-ministro do Interior polaco, Wieslaw Szczepanski, afirmou que o Governo polaco não tolerará que cidadãos estrangeiros se instalem no país para cometer crimes, de acordo com a agência noticiosa PAP.

Na semana passada, Donald Tusk anunciou que as forças de segurança do país tinham concluído a detenção de membros de gangues estrangeiros e que o processo de deportação para os seus países de origem estava em curso.

As autoridades polacas detalharam num relatório recente que cerca de 05% dos crimes ocorridos em 2024 foram cometidos por cidadãos estrangeiros, um número “suficientemente grande para ser tratado de forma especial”.

O ministro do Interior polaco, Tomasz Siemoniak, indicou na altura que as autoridades estavam a preparar um plano para “ações duras de todos os serviços” e advertiu que “todas as ferramentas” poderiam ser utilizadas para responder à situação.

Últimas do Mundo

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.