Forças ucranianas ordenam evacuação de oito localidades em Kursk

As autoridades ucranianas ordenaram hoje a evacuação de oito localidades fronteiriças perto da região russa de Kursk, onde as forças de Moscovo fizeram avanços significativos nos últimos dias, empurrando as tropas de Kiev para o seu país.

© Facebook e President Volodymyr Zelensky

“Devido ao agravamento da situação operacional na região e aos constantes bombardeamentos, foi decidido hoje (…) realizar a retirada compulsiva da população de oito localidades” na região ucraniana de Sumy, informou a administração militar no Facebook.

O Exército russo reclamou hoje a reconquista da localidade de Sudja, o principal centro de resistência das tropas ucranianas na região russa de Kursk, parcialmente ocupada por Kiev desde agosto de 2024.

Um comunicado do Ministério da Defesa russo refere que durante as ações ofensivas, as unidades do agrupamento militar de Sever (Norte) retomaram as localidades de Melovoi, Podol e Sudja, a maior controlada pelos ucranianos na região.

O anúncio de Moscovo foi divulgado através das redes sociais um dia depois de o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter realizado uma visita às tropas destacadas em Kursk e ordenado ao Exército a recuperação total da área ainda ocupada pelas forças ucranianas.

Já hoje, o líder do Kremlin indicou que apoia a cessação das ações militares na Ucrânia, desde que leve a uma “paz duradoura”, em resposta à proposta de tréguas de 30 dias dos Estados Unidos já aceite por Kiev.

Falando em conferência de imprensa no Kremlin com o seu homólogo bielorrusso e aliado, Alexander Lukashenko, Putin disse que as tropas ucranianas estão cercadas no seu último ponto de apoio em Kursk, sendo necessário determinar antes de um cessar-fogo se irão depor as armas e render-se.

“As tropas russas estão a avançar em praticamente todos os setores da linha de contacto”, referiu.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, observou na quarta-feira que as tropas russas estavam “claramente a tentar colocar a máxima pressão” sobre o contingente ucraniano em Kursk.

“Na situação mais difícil, a minha prioridade foi e continua a ser salvar as vidas dos soldados ucranianos. Para este fim, as unidades das forças de defesa, se necessário, manobram para posições mais favoráveis”, comentou o comandante do Exército, Oleksandr Syrsky.

Os militares russos reclamam ter recuperado 86% do território ocupado na região.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.