Rússia e Ucrânia trocam ataques aéreos quando é discutido cessar-fogo

Rússia e a Ucrânia trocaram fortes ataques aéreos na última noite, com ambos os lados a reportarem mais de 100 drones inimigos sobre os respetivos territórios.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Os ataques ocorreram menos de 24 horas depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se ter reunido com o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, para discutir detalhes da proposta norte-americana para um cessar-fogo de 30 dias na guerra.

Na Rússia, o governador regional de Volgogrado, Andrei Bocharov, confirmou que destroços de drones causaram um incêndio em Krasnoarmeysky, perto de uma refinaria de petróleo, mas não adiantou mais pormenores.

Os aeroportos próximos suspenderam temporariamente os voos, informaram os meios de comunicação locais. Não há registo de vítimas.

A refinaria de Volgogrado foi alvo das forças de Kiev em diversas ocasiões desde que Moscovo lançou a invasão da Ucrânia em larga escala há mais de três anos, sendo o ataque mais recente a 15 de fevereiro com drones.

O Ministério da Defesa russo disse ter abatido 126 drones ucranianos, 64 dos quais na região de Volgogrado.

Já a força aérea da Ucrânia disse hoje que a Rússia lançou 178 drones e dois mísseis balísticos sobre o país durante a última noite. Cerca de 130 drones foram abatidos, enquanto outros 38 foram perdidos enquanto se dirigiam aos seus alvos.

A Rússia atacou instalações energéticas, causando danos significativos, disse a empresa privada de energia ucraniana Dtek.

A Rússia atingiu a infraestrutura energética nas regiões de Dnipropetrovsk e Odessa, disse a Dtek hoje, acrescentando que alguns moradores ficaram sem eletricidade.

Esta semana, Kiev aceitou a proposta norte-americana de um cessar-fogo de 30 dias, mais de três anos após a invasão russa, mas Putin expressou reservas sobre este plano e levantou “questões importantes” que precisam de ser abordadas antes que se possa chegar a uma trégua.

Hoje de manhã, decorre uma cimeira por videoconferência sobre a Ucrânia organizada pelo Reino Unido.

Cerca de 25 líderes de países europeus (incluindo Portugal, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro), da NATO, da Comissão Europeia, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelândia e da Ucrânia deverão participar nesta reunião virtual.

A reunião virtual tem como objetivo esclarecer de que forma os países participantes podem contribuir para uma paz duradoura na Ucrânia no caso de um acordo de cessar-fogo.

Últimas do Mundo

A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.