Brisa notifica Concorrência da compra da Via Verde

A Brisa notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra dos 25% que o grupo Ascendi detém na Via Verde, tendo em vista deter a totalidade do capital da empresa.

© Via Verde

“A operação de concentração consiste na aquisição pela Brisa — Auto Estradas de Portugal, S.A. (“Brisa”) do controlo exclusivo da Via Verde Portugal — Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança, S.A. (“Via Verde”)”, segundo conta na ficha do processo publicada hoje no ‘site’ do regulador da Concorrência.

Na terça-feira, a Brisa tinha anunciado, em comunicado, que tinha chegado a acordo com o grupo Ascendi para a compra dos 25% que detém na Via Verde, passando a deter a totalidade do capital social da empresa, sublinhando que a operação está sujeita à aprovação da AdC e do Banco de Portugal.

A Brisa já tinha comprado a participação da SIBS na sociedade, em 2021, ficando-lhe apenas a faltar a posição da Ascendi para controlar a Via Verde na totalidade.

O capital da Ascendi é controlado pela Ardian, uma sociedade independente de investimento privado sediada em França e que gere ativos na Europa, América do Norte e Ásia, lembrou a Brisa.

No aviso hoje publicado, a AdC dá conta de que a notificação foi recebida em 13 de janeiro e que “as observações” devem ser remetidas ao regulador”, no prazo de 10 dias úteis contados da publicação do presente aviso.

Últimas de Economia

Os contribuintes continuam hoje sem conseguir aceder ao Portal das Finanças, cujos sistemas informáticos foram afetados pela falha energética ocorrida na segunda-feira, estando ainda a decorrer trabalhos para os repor, segundo o Ministério das Finanças.
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em abril para o valor mais baixo desde março de 2024 e o indicador de clima económico aumentou ligeiramente, interrompendo a quebra dos três meses anteriores, divulgou hoje o INE.
As viagens de residentes em Portugal ao estrangeiro cresceram 6,2% em 2024, atingindo um “máximo histórico”, tendo a viagens dentro do país caído 4,7%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de poupança das famílias fixou-se, no quarto trimestre de 2024, nos 15,2% na zona euro e nos 14,5% na União Europeia (UE), com Portugal a registar o maior crescimento trimestral (2,1 pontos percentuais), divulga hoje o Eurostat.
Os gastos militares globais atingiram 2,718 biliões de dólares em 2024, uma subida homóloga de 9,4%, sendo o maior aumento anual desde, pelo menos, o fim da Guerra Fria, foi hoje divulgado.
adesão à greve dos trabalhadores da CP é de 100%, não tendo circulado qualquer comboio desde o início da paralisação às 00:00, disse à Lusa fonte do SFRCI - Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante.
A segunda reunião de hoje entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à margem do funeral do Papa, em Roma, que Kiev disse estar em preparação, não aconteceu, disse a presidência ucraniana.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que as tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, podem ter maior impacto indireto para a América Latina.
A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses em relação a quinta-feira, após ter atingido na quarta-feira novos mínimos desde dezembro, outubro e setembro de 2022, respetivamente.
O Banco Central da Rússia (BCR) decidiu hoje manter as taxas de juro nos 21%, no esforço para reduzir a inflação, apesar das fortes críticas à sua presidente, Elvira Nabiulina, e de o número de falências ter aumentado.