Administração Trump anuncia detenção de alegado líder de gangue salvadorenho

As autoridades norte-americanas anunciaram hoje a detenção de um alegado líder de um gangue salvadorenho, num contexto marcado pelas denúncias do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que o país está a ser invadido por "criminosos estrangeiros".

© Facebook Nayib Bukele

“Esta manhã prendemos um dos principais líderes da MS-13″, anunciou o diretor do FBI (polícia federal norte-americana), Kash Patel, numa conferência de imprensa conjunta com a procuradora-geral norte-americana, Pam Bondi, e o governador do estado da Virgínia, situado no leste do país, onde o suspeito foi detido.

A Mara Salvatrucha, designada como “MS-13”, é uma organização criminosa internacional com origem em El Salvador e criada na cidade de Los Angeles, na Califórnia, em 1980.

“Ele [o suspeito] é um dos três principais líderes [da MS-13] em todo o país, associado a crimes muito violentos. Ele não deveria estar neste país. É originário de El Salvador e foi recrutado numa fase muito precoce”, afirmou Pam Bondi, adiantando que a administração republicana não iria divulgar o nome do suspeito “por várias razões”.

Pam Bondi, Kash Patel e Kristi Noem “fizeram um ótimo trabalho ao capturar o líder da MS-13”, elogiou o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, na rede social Truth Social.

“Esta é uma grande vitória para o público norte-americano. Portanto, saudamos os esforços das forças policiais locais e estaduais. Este era um indivíduo muito violento”, salientou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, à imprensa.

Em meados de fevereiro, os Estados Unidos designaram oito cartéis latino-americanos como “organizações terroristas”, incluindo o gangue MS-13.

Donald Trump, que fez da luta contra a imigração ilegal uma das suas prioridades enquanto Presidente dos EUA, tem denunciado a “invasão” do país por “criminosos” oriundos do estrangeiro e tem divulgado amplamente a deportação de migrantes.

Em 15 de março, o magnata republicano ordenou a deportação de mais de 200 pessoas apresentadas como membros da organização venezuelana Tren de Aragua para El Salvador, com base numa lei de emergência anteriormente utilizada apenas em tempos de guerra.

O gangue Tren de Aragua surgiu numa prisão da Venezuela e acompanhou o êxodo de milhões de venezuelanos para os EUA, a esmagadora maioria dos quais procurava melhores condições de vida depois de a economia do seu país ter entrado em colapso na última década.

Trump e os seus aliados transformaram o gangue no rosto da alegada ameaça representada pelos imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA e designaram-no formalmente como uma organização terrorista no estrangeiro.

Últimas do Mundo

A Europa está a sofrer uma mudança demográfica sem precedentes, com o número de muçulmanos a crescer 16% numa década e o de cristãos em queda acentuada, revela o Pew Research Center. O estudo aponta a imigração e a maior natalidade como causas principais.
O Partido Comunista Chinês estará a lucrar com contratos do Governo britânico para alojar imigrantes em hotéis. O relatório da Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC) aponta para investimentos chineses no Reino Unido avaliados em 190 mil milhões de libras, incluindo imóveis usados nesse programa.
O furacão Melissa está localizado a aproximadamente 215 quilómetros a sudeste de Kingston, capital da Jamaica, com ventos superiores a 280 quilómetros por hora, segundo o último relatório do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O furacão Melissa atingiu a sua força máxima nas Caraíbas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), que prevê “ventos devastadores” e “inundações catastróficas” na Jamaica, divulgou hoje a imprensa internacional.
As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.
Dois homens ligados ao roubo de joias no Museu do Louvre foram detidos pela polícia no sábado à noite, segundo a France-Presse, que cita fontes ligadas ao caso sem as identificar.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu esta madrugada a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, sem que as autoridades do arquipélago tivessem emitido alerta de tsunami.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.