Administração Trump anuncia detenção de alegado líder de gangue salvadorenho

As autoridades norte-americanas anunciaram hoje a detenção de um alegado líder de um gangue salvadorenho, num contexto marcado pelas denúncias do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que o país está a ser invadido por "criminosos estrangeiros".

© Facebook Nayib Bukele

“Esta manhã prendemos um dos principais líderes da MS-13″, anunciou o diretor do FBI (polícia federal norte-americana), Kash Patel, numa conferência de imprensa conjunta com a procuradora-geral norte-americana, Pam Bondi, e o governador do estado da Virgínia, situado no leste do país, onde o suspeito foi detido.

A Mara Salvatrucha, designada como “MS-13”, é uma organização criminosa internacional com origem em El Salvador e criada na cidade de Los Angeles, na Califórnia, em 1980.

“Ele [o suspeito] é um dos três principais líderes [da MS-13] em todo o país, associado a crimes muito violentos. Ele não deveria estar neste país. É originário de El Salvador e foi recrutado numa fase muito precoce”, afirmou Pam Bondi, adiantando que a administração republicana não iria divulgar o nome do suspeito “por várias razões”.

Pam Bondi, Kash Patel e Kristi Noem “fizeram um ótimo trabalho ao capturar o líder da MS-13”, elogiou o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, na rede social Truth Social.

“Esta é uma grande vitória para o público norte-americano. Portanto, saudamos os esforços das forças policiais locais e estaduais. Este era um indivíduo muito violento”, salientou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, à imprensa.

Em meados de fevereiro, os Estados Unidos designaram oito cartéis latino-americanos como “organizações terroristas”, incluindo o gangue MS-13.

Donald Trump, que fez da luta contra a imigração ilegal uma das suas prioridades enquanto Presidente dos EUA, tem denunciado a “invasão” do país por “criminosos” oriundos do estrangeiro e tem divulgado amplamente a deportação de migrantes.

Em 15 de março, o magnata republicano ordenou a deportação de mais de 200 pessoas apresentadas como membros da organização venezuelana Tren de Aragua para El Salvador, com base numa lei de emergência anteriormente utilizada apenas em tempos de guerra.

O gangue Tren de Aragua surgiu numa prisão da Venezuela e acompanhou o êxodo de milhões de venezuelanos para os EUA, a esmagadora maioria dos quais procurava melhores condições de vida depois de a economia do seu país ter entrado em colapso na última década.

Trump e os seus aliados transformaram o gangue no rosto da alegada ameaça representada pelos imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA e designaram-no formalmente como uma organização terrorista no estrangeiro.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.