Candidaturas abertas para viagens de comboio grátis na UE a jovens de 18 anos

A Comissão Europeia abriu hoje as candidaturas para um novo ciclo do programa DiscoverEU, que disponibiliza quase 36 mil bilhetes de comboio a jovens de 18 anos em toda a Europa, terminando o prazo no dia 16.

© D.R.

Os candidatos selecionados poderão viajar gratuitamente de comboio durante 30 dias, entre 01 de julho de 2025 e 30 de setembro de 2026.

O concurso está aberto a candidatos nascidos entre 1 de julho de 2006 e 30 de junho de 2007, residentes na UE e em países associados ao programa Erasmus+.

As candidaturas podem ser feitas através do portal https://youth.europa.eu/home_en e terminam na quarta-feira, 16 de abril, às 12:00 (11:00 de Lisboa).

Os candidatos selecionados viajarão, regra geral, de comboio, mas a iniciativa oferece modos de transporte alternativos, como ferries e autocarros, quando necessário, e tem em conta considerações ambientais, de tempo e de distância.

Em casos excecionais, e quando não estiverem disponíveis outros meios de transporte, os jovens poderão viajar de avião.

Deste modo, os jovens que vivem em zonas remotas ou em ilhas, como os Açores e a Madeira, terão também a oportunidade de participar na iniciativa DiscoverEU.

Últimas do Mundo

Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.
A Polónia vai destacar cinco mil militares para os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia, a partir de segunda-feira até pelo menos até 5 de agosto, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.