IA é mais fiável do que motores de busca tradicionais segundo novo estudo

Um estudo da Universidade de Santiago de Compostela assinala que os motores de busca tradicionais apresentam respostas menos corretas quando comparados com os modelos de Inteligência Artificial (IA) estudados.

© D.R.

Um estudo do Centro Singular de Investigación en Tecnoloxías Intelixentes da Universidade de Santiago de Compostela (CiTIUS) assinala que os motores de busca, entre os primeiros vinte resultados, oferecem entre 60 e 70 % de respostas corretas, enquanto modelos de IA apresentaram “uma taxa mais elevada”, entre 80 e 90 %.

No entanto, os autores do estudo publicado na revista científica NPJ Digital Medicine, do grupo Nature, alertam para o facto de as respostas da IA “poderem incorrer num problema característico deste tipo de sistemas”, como “a geração de respostas falsas expressas com grande certeza, que conhecemos como alucinações”.

A publicação analisa o grau de veracidade das respostas obtidas na Internet a perguntas relacionadas com a saúde, com base numa amostra de motores de busca da ‘Web’ e em modelos de IA para analisar o comportamento destes sistemas em resposta a perguntas médicas feitas pelo público em geral.

O estudo avaliou o desempenho de quatro motores de pesquisa tradicionais (Google, Bing, Yahoo e DuckDuckGo) e de sete modelos de IA de conversação, incluindo sistemas de utilização geral como o ChatGPT e o LLaMA3, ou o MedLLaMA, um modelo especificamente treinado para dar respostas a questões médicas.

Os investigadores mediram a capacidade de todas estas tecnologias para dar respostas médicas corretas a um conjunto de perguntas normalizadas, utilizando uma bateria de perguntas médicas reais.

Os motores de busca de inteligência artificial apresentam “uma percentagem mais elevada de respostas corretas, embora o estudo alerte para o facto de a sua utilização não ser isenta de riscos”, acrescenta.

A análise dos erros efetuada ao longo do estudo agrupa os erros em três categorias principais: os que contradizem o consenso médico estabelecido (os mais preocupantes); os que resultam de uma má interpretação da IA da pergunta feita (normalmente porque lhe faltam conhecimentos básicos sobre como as coisas funcionam no mundo real, aquilo a que nós, humanos, costumamos chamar senso comum), e os que resultam em respostas demasiado vagas ou imprecisas que, na prática, não fornecem uma verdadeira ajuda a quem dela necessita.

Um dos autores, Juan Carlos Pichel, sublinha a importância da forma como as perguntas são formuladas porque “um dos riscos mais graves da utilização de IA é que, se não compreenderem bem a pergunta ou não tiverem contexto suficiente, podem dar conselhos inseguros”.

“E o mais preocupante é que o fazem com grande assertividade, o que pode levar a erros fatais, com consequências diretas para a saúde das pessoas”, afirma o especialista.

Para David Losada, Professor de Informática e Inteligência Artificial, uma parte fundamental do trabalho explora a forma de enriquecer as IA com resultados obtidos pelos motores de busca, utilizando técnicas de geração aumentada por recuperação.

Últimas do Mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.