CAP pede a Bruxelas orçamento autónomo e forte para política agrícola

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Mendonça e Moura, salientou junto do comissário europeu da tutela, Christophe Hansen, a importância de um orçamento autónomo, forte e dedicado para a agricultura da União Europeia (UE).

© D.R.

Num encontro hoje, em Bruxelas, com Hansen, Álvaro Mendonça e Moura abordou a questão do próximo Quadro Financeiro Plurianual da UE (QFP 2028-2034), salientando que para os países do sul da Europa (para além de Portugal, a Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália) defendem um “orçamento forte e dedicado para a Política Agrícola Comum (PAC).

As verbas para a Agricultura têm de manter dotação própria autónoma, explicou, não podendo as verbas para esta rubrica “ser diluídas noutros fundos”, como o de coesão, que têm finalidades sociais.

“O orçamento para a PAC tem de apoiar a agricultura, seja pequena, média ou grande produção”, esclareceu.

Na reunião, o líder da CAP explicou ainda a posição dos seis países, que insistem na importância da reciprocidade quando se discutem acordos comerciais, de modo a que os agricultores da UE estejam em pé de igualdade com os seus parceiros de países terceiros.

A questão da gestão da água, muito importante para países que têm sido atingidos pela seca, foi outro dos pontos abordados, acrescentou à Lusa Mendonça e Moura.

A água tem de ser pensada numa estratégia global, a dez ou vinte anos, e com recurso a fundos do Banco Europeu de Investimento (BEI), por exemplo.

“Uma agricultura competitiva tem de ter água, é precisa uma estratégia global”, acrescentou.

Antes de se encontrar com o comissário Hansen, Mendonça e Moura participou, no Parlamento Europeu, na sessão pública “A importância da Política Agrícola Comum para os países do Sul da Europa”, de que foi coorganizador com o eurodeputado Paulo Nascimento Cabral (PSD), com a participação das delegações congéneres da Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália.

A Comissão Europeia propôs hoje um pacote de simplificação burocrática da PAC, que permitirá aos produtores poupar até 1,58 mil milhões de euros anuais e aos governos nacionais 210 milhões de euros por ano.

O elemento de simplificação atravessa todo os aspetos da proposta que quer tornar os pagamentos, certos requisitos e ferramentas de crise mais flexíveis e fáceis de gerir, segundo um comunicado do executivo comunitário.

No que respeita aos pequenos agricultores, o limite do pagamento único anual – ou seja, um único pagamento anual – será aumentado de 1.250 euros para 2.500 euros, ou seja, é duplicado o montante que o Estado pode atribuir sem qualquer condicionalidade ou burocracia.

Últimas do País

O presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, disse hoje que o fogo consumiu mais de 10 mil hectares dos 70 mil do concelho, apesar de estes dados serem ainda provisórios.
Dez distritos de Portugal continental vão estar terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Internet Segura (CIS) admite a chegada de pedidos de ajuda relacionados com imagens sexuais de menores geradas com Inteligência Artificial (IA), numa altura em que é mais fácil aliciar menores para obter conteúdo sexual ilegal.
O incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal, com 64 mil hectares consumidos, segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Engenharia Aeroespacial, Medicina, Matemática Aplicada à Economia e Gestão e Bioengenharia voltam a ser os cursos em que só ficaram colocados alunos com uma média mínima de 18 ou mais valores.
Este ano houve menos nove mil candidatos ao ensino superior, não chegando aos 50 mil, e as previsões de haver menos alunos a entrar no ensino superior confirmaram-se.
Cinco urgências estão hoje encerradas nos hospitais de Portimão, Barreiro, Aveiro e Almada para os serviços de Obstetrícia e Ginecologia e no hospital de Torres Vedras para a especialidade de Pediatria.
O incêndio em Piódão, no município de Arganil, Coimbra, que começou em 13 de agosto, era o que continuava a mobilizar mais meios hoje de manhã, segundo a Proteção Civil.
Quatro urgências de Obstetrícia e Ginecologia estão hoje encerradas nos hospitais de Portimão, Barreiro, Caldas da Rainha e Aveiro, indica o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Este ano há menos candidatos ao ensino superior: apenas 49.595, menos 9.046 do que no ano passado, um valor semelhante ao registado em 2018.