PSP detém dois jovens suspeitos de atropelarem um polícia em Lisboa

Um homem de 22 anos e uma jovem de 16 anos foram detidos por suspeita de estarem envolvidos no atropelamento de um polícia, segunda-feira, após desobedecerem à ordem de paragem na Ponte 25 de Abril, informou hoje a PSP.

© D.R.

Em comunicado, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) indica que o agente encontra-se internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, “estável”, mas com várias lesões, nomeadamente “ao nível da grelha costal, pulmões, fígado, cabeça e perna esquerda”.

Na nota, as autoridades indicam que, na segunda-feira, o condutor de uma viatura desobedeceu a uma ordem de paragem na Praça das Portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada, onde decorria uma operação de fiscalização, vindo, posteriormente, a ser intercetada em Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica.

Nessa altura, “e de forma inusitada, o condutor da viatura suspeita terá efetuado marcha-atrás, brusca e violentamente, embatendo num motociclo policial e atropelando um polícia, passando por cima do corpo” do agente “pelo menos duas vezes”, lê-se na nota.

Segundo a Direção Nacional da PSP, o agente ainda efetuou dois disparos, mas tal não foi suficiente para dissuadir “o comportamento hostil”, tendo dois homens conseguido fugir a pé.

Ainda antes do atropelamento, acrescenta a PSP, o condutor da viatura atirou pela janela uma arma de fogo e dois sacos de plástico com produto suspeito de ser droga.

“No local [do atropelamento], com ajuda de um popular, foi retida e intercetada uma terceira ocupante da viatura suspeita”, uma mulher de 16 anos de idade, refere a PSP na nota.

Já hoje de madrugada, pelas 1:40, “depois de várias diligências policiais”, a PSP de Faro, com o apoio da GNR, localizou e intercetou em Albufeira, no Algarve, o homem de 22 anos e uma mulher de 19 anos.

Segundo explicou à Lusa o porta-voz da PSP, Sérgio Soares, a mulher “poderá não estar envolvida no caso”, uma vez que “a perceção do agente que foi atropelado é que terão sido dois homens a fugir”, pelo que “poderá ainda estar um suspeito por ser identificado”.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciaria que, contactada pela Lusa, confirmou apenas que está a “tomar conta das diligências”.

Últimas do País

Portugal pediu assistência de satélite à União Europeia (UE), através do sistema Copernicus, mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou esta quarta-feira à Lusa a Comissão Europeia.
Com o aumento dos incêndios e temperaturas elevadas, a falta de meios aéreos está a preocupar as autoridades.
Um estrangeiro de 20 anos foi detido, na segunda-feira, pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, após ter desrespeitado uma ordem judicial de abandono voluntário do território nacional.
A GNR anunciou hoje ter identificado um homem de 22 anos suspeito de provocar um incêndio no concelho de Tondela, de forma acidental, quando se encontrava a limpar mato.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje ajuda com reforço de meios aéreos para “salvar” a aldeia de Germil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em risco de “ficar cercada” pelo fogo.
Os exames de radiologia representaram a quarta maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2024, totalizando cerca de 131 milhões de euros, anunciou hoje a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Três estradas nacionais dos distritos de Aveiro, Portalegre e Castelo Branco estão hoje de manhã condicionadas devido a incêndios rurais, anunciou a GNR.
O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) alertou para um agravamento da crise de recrutamento de agentes da PSP, após um curso de formação ter terminado hoje com 28% das vagas disponíveis por preencher.
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.