Desde início de junho houve 800 sismos de baixa magnitude em São Miguel

Desde o dia 04 de junho foram registados cerca de 800 sismos de baixa magnitude na ilha de São Miguel, Açores, no âmbito da crise sísmica em curso, divulgou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

O IPMA referiu, em comunicado, que os abalos mais energéticos ocorreram no dia 15 de junho (com magnitude 3,3 na escala de Richter) e no dia seguinte (magnitude 3,7).

Seis dos sismos registados na ilha de São Miguel “foram reportados como sentidos, tendo o que ocorreu no dia 16 de junho, pelas 21:55, sido sentido com intensidade máxima III/IV no concelho da Povoação, existindo mais de uma dezena de outros sismos com características de também poderem ter sido sentidos, embora não haja confirmação de isso ter sucedido”.

O aumento da atividade sísmica, desde o dia 04 de junho, tem ocorrido numa zona submersa situada, aproximadamente, entre 10 a 25 quilómetros a sul/sudeste da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel.

“Este tipo de atividade sísmica é característica e relativamente frequente no arquipélago dos Açores, sendo disso exemplo, entre muitas outras, as crises sísmicas ocorridas a noroeste do Faial (2014, 2015 e 2019)”, adianta.

Na mesma nota, é referido que numa outra zona mais afastada, situada a sudeste de São Miguel, na Fossa da Povoação (zona dos ilhéus das Formigas), tem também estado a ocorrer sismicidade, tendo o evento mais significativo, no dia 13 de junho, atingido a magnitude 4,6 e sido ligeiramente sentido, com intensidade máxima III, na Povoação.

“O padrão desta atividade sísmica recente indicia que poderá continuar a ocorrer sismicidade nas próximas horas ou dias”, lê-se.

O IPMA assegura que, através da sua rede sísmica nos Açores e dos seus Centros de Vigilância Sísmica nos Açores e na sede em Lisboa, continua a monitorizar a situação, emitindo comunicados “sempre que seja considerado pertinente”.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III o abalo é considerado fraco, é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o IPMA na sua página da Internet.

Com uma intensidade IV, considerada moderada, “os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

Últimas do País

As autoridades detetaram mais de 23.700 infrações rodoviárias na semana da campanha 'Viajar sem Pressa', mais de metade das quais por excesso de velocidade, segundo o balanço divulgado esta terça-feira.
Três dos seis acusados de tráfico internacional de droga voltaram a faltar ao julgamento em Portimão. Estão em liberdade após excederem o prazo da prisão preventiva.
A Carris indicou que o processo de aquisição do cabo do Elevador da Glória, a que uma investigação aponta irregularidades, ocorreu num mandato anterior ao do atual conselho de administração.
A principal suspeita da agressão hoje a José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), "está sob custódia da PJ", anunciou a polícia.
Os sete detidos numa megaoperação da PSP na área metropolitana de Lisboa na qual foram apreendidas seis toneladas de haxixe vão aguardar o desenrolar da investigação em prisão preventiva, disseram hoje à Lusa fontes policiais e da defesa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, com antecedentes criminais, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação e violência física contra a ex-companheira, na freguesia de Arrifana, concelho de Santa Maria da Feira.
Oito pessoas foram detidas, sete das quais por condução com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l, considerada crime, numa operação realizada no domingo na Autoestrada 2 (A2) no Seixal, informou, esta segunda-feira, a GNR.
As mortes na estrada na União Europeia (UE) reduziram-se 3% em 2024, para 19.800, face a 2023, com a Suécia a apresentar o menor número (20 por milhão de habitantes) e a Roménia o maior (77 por milhão).
A maioria das crianças e jovens vítimas de ‘cyberbullying’ não procura ajuda dos adultos por medo ou vergonha, alerta a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), lançando um guia para pais e cuidadores sobre ‘cyberbullying’ no qual apela ao diálogo.
As instituições públicas de ensino superior em Portugal registaram, nos últimos três anos letivos, um total de 36,1 milhões de euros em propinas por liquidar por parte dos estudantes. Os dados dizem respeito a 14 universidades e institutos politécnicos que responderam a um inquérito realizado pelo Jornal de Notícias.